Vem aí a segunda etapa do programa “Esporte na Comunidade”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME). Com o objetivo de padronizar, otimizar e promover a troca de experiência sobre o modo de trabalho, os instrutores e responsáveis de 75 projetos sociais cadastrados participaram de uma oficina de capacitação, na manhã de hoje (21), no Centro de Treinamento do 3B, no Centro, zona Sul da cidade.
O programa “Esporte na Comunidade” é executado desde 2022, incentivando crianças e jovens à prática esportiva nas diversas zonas da cidade, por meio da cessão de kits esportivos novos, que incluem bolas, redes, cones, coletes, entre outros equipamentos. O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, informou que o programa visa a inclusão das modalidades de lutas nesta segunda fase.
“Esses projetos que já foram contemplados continuarão sendo atendidos pelo projeto, porque uma bola se acaba, o material esportivo se acaba. Agora, nós poderemos abrir uma segunda fase a novos projetos, para que as comunidades possam ser contempladas com os kits, assim potencializando a prática esportiva nas comunidades. Vamos atender também esportes de luta, projetos de jiu-jítsu, MMA (Artes Marciais Mistas), muay thai, judô, taekwondo, capoeira, entre outros”, afirmou.
A oficina aconteceu, por meio do método teórico e prático, com palestras ministradas por figuras experientes do esporte: Victor Lenine, ex-jogador de futebol e auxiliar permanente do Manaus FC; Sandro Viana, medalhista olímpico no atletismo; além de Wendell Coelho, professor e proprietário de uma empresa voltada ao aprimoramento técnico e físico de jovens.
De acordo com o coordenador do projeto, o ex-jogador profissional Roberto Dinamite, mais de 17 mil jovens, nas quatro zonas da cidade, já foram alcançados, por meio do “Esporte na Comunidade”, em pouco mais de um ano.
“A Prefeitura de Manaus vem trazendo esse trabalho totalmente esportivo e humanitário às comunidades que têm projetos sociais. Costumo dizer que, hoje, nós somos todos ‘Esporte na Comunidade'”, pontuou Dinamite.
Com uma trajetória de 20 anos de carreira, o atleta Sandro Viana é natural de Manaus e abrilhantou sua carreira no atletismo, competindo nas esferas municipal, estadual, nacional e internacional, quando conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. E, hoje, Sandro compartilhou sua experiência esportiva com os instrutores de projetos sociais.
“Nós temos uma nova geração que está aí pronta para ser descoberta e lapidada. Por isso, também vou mostrar aqui, como atleta olímpico, quais são as nuances do esporte que está sendo praticado agora no século 21, que já está bem diferente. Isso vai dar um gabarito para todos esses instrutores que vieram hoje receber esta capacitação”.
A palestra reuniu mais de 75 fundadores de projetos sociais de todos os bairros de Manaus. Entre eles, o instrutor do projeto Fênix Futebol Clube, Michel Ferreira, que acontece no bairro Nova Floresta, zona Leste da cidade. “De antemão, eu queria muito agradecer a Prefeitura de Manaus. Fico grato, a felicidade é muito grande, porque hoje estamos realmente presenciando que o projeto só tem a crescer”, concluiu.
Com informações da Fundação Manaus Esporte