Pela primeira vez, um condomínio residencial de Manaus conta com 100% de eletrificação subterrânea, 100% de pavimentação das ruas com paver intertravado (0% de asfalto), muros vivos, certificação de zero emissão de carbono em suas construções, entre outras iniciativas sustentáveis. O Quintas de São José do Rio Negro tem se destacado na região por ser um empreendimento modelo para o Norte e para o Brasil em cidades com até 2 milhões de habitantes. Com área total de 700 mil metros quadrados, o empreendimento, que fica localizado na avenida do Cetur, 3020, Tarumã, teve mais de 50% da área verde preservada e é considerado o mais sustentável da região Norte.
Cada lote mantem uma faixa verde de três metros de vegetação preservada nas laterais, e de cinco metros no fundo, de modo que, entre um lote e outro, haja um “muro” natural com seis metros de largura. Além de assegurar máxima privacidade, os muros verdes funcionarão como corredores ecológicos, caminhos por onde a biodiversidade se manterá intacta. Além disso, os moradores poderão desfrutar de uma grande área verde preservada.
“O projeto do condomínio está revolucionando o morar na capital amazonense, isso porque une conforto, segurança, promove qualidade e oferece aos proprietários a sensação de estar vivendo em uma verdadeira ‘floresta particular’”, destaca Renata Pi, diretora de marketing da BTP, a incorporadora responsável pelo Quintas.
Recentemente, o condomínio deu início ao processo de certificação de zero emissão de carbono em suas construções, por meio da CECarbon, uma calculadora de consumo energético e emissões de carbono, reconhecida mundialmente.
Além disso, o Quintas acaba de dar início aos projetos de Educação Ambiental por meio da criação do Bosque das Sumaúmas. Ao todo, 60 mudas foram plantadas no último mês no condomínio. E o objetivo é que outras ações similares para que mais espécies sejam plantadas, como é o caso do Angelim Vermelho e Cedrinho, além de frutíferas.
Todas as espécies de fauna e flora presentes no condomínio são monitoradas constantemente. E, quando o condomínio for entregue, os condôminos receberão um guia de Educação Ambiental com informações básicas referentes à natureza, quais espécies da fauna e flora podem ser encontradas no espaço e os cuidados necessários que devem ter.
O pioneirismo sustentável do Quintas de São José do Rio Negro não termina por aí. O empreendimento é o primeiro da cidade de Manaus a contar com projeto de fiação elétrica subterrânea, deixando, desta forma, que a estética e a beleza das alamedas e da natureza seja ainda mais ressaltada.
O condomínio também apostou na aplicação de paver – blocos intertravados no piso, garantindo qualidade, durabilidade e sustentabilidade à obra. Esse piso tem a vantagem de fazer a drenagem da água da chuva, evitando poças e alagamentos na área onde foram instalados os blocos.
A diretora de Marketing da incorporadora informa que são ao todo mais de 55.000 metros quadrados de piso intertravado, em 7 km de ruas e calçadas. “Trata-se da maior área pavimentada em paver no estado do Amazonas”, anuncia.
Ela ressalta ainda que, desde a concepção do Quintas, o projeto tem o olhar voltado para a sustentabilidade, pois a preservação ambiental faz parte de sua estrutura.
Além de cumprir toda a legislação ambiental, foram realizados estudos para avaliação de meio ambiente da área, essenciais para o objetivo do imóvel, que é estar voltado para atender à necessidade de quem sonha em morar com conforto, segurança e contato direto com a natureza, próximo à área urbana de Manaus.
Dados da plataforma Terrabrasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que concentra informações de satélite sobre cobertura vegetal, desmatamento e queimadas, indicam que...