Mesmo inelegível, o e x-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, novamente, que é o candidato da direita à Presidência da República em 2026 . A declaração foi dada em entrevista à revista Veja, nesta sexta-feira (1º).
“Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema… O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo”, disse Bolsonaro , após ser questionado sobre quem pretende apoiar nas próximas eleições.
“Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, declarou.
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-capitão inelegível por oito anos. A Corte Eleitoral avaliou que o ex-presidente cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao convocar, em julho de 2022, uma reunião com embaixadores para deslegitimar, sem provas, o processo eleitoral.
Ao longo da entrevista, Bolsonaro reafirmou que quer disputar as eleições de 2026. Para o ex-presidente, sua inelegibilidade “não tem cabimento” e é motivada por perseguição política. Ele também falou sobre como pretende reverter a decisão da Corte.
“O pessoal já sabe [que é uma perseguição], mas preciso massificar isso entre a população. Depois, as alternativas são o parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e o TSE que decida”, explicou Bolsonaro.
“Não sou otimista, sou realista, mas estou preparado para qualquer coisa”, concluiu.
Reconhecendo a importância da leitura e da cultura literária na formação do indivíduo, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei...
Os países presentes na cúpula climática COP29 foram avisados nesta quarta-feira que a "parte mais difícil" estava prestes a começar nas negociações sobre quanto...