
Um muro está sendo construído no deserto do Egito, perto da fronteira com a devastada Faixa de Gaza, mas ninguém está falando muito sobre isso.
Imagens de satélite, fotografias e vídeos analisados pelo The New York Times mostram uma grande área sendo aterrada e o muro sendo construído na passagem entre o Egito e Rafah, a cidade do sul de Gaza onde há mais de 1 milhão de palestinos deslocados e as forças israelenses estão prontas para invadir.
As imagens de satélite mostram a área recém-aterrada ao sul da passagem de fronteira de Rafah. Uma análise dos registros indica que as obras começaram por volta de 5 de fevereiro de 2024.
No entanto, o Egito, que observa com preocupação os moradores de Gaza deslocados pela guerra entre Israel e o Hamas se concentrarem em Rafah, recusou-se a discutir a nova construção. Um porta-voz do regime apenas se referiu a declarações das últimas semanas, destacando a fortificação da fronteira.
Não estava claro se a estrutura poderia ser destinada a abrigar residentes de Gaza que cruzaram a fronteira, mas se fosse usada dessa forma, seria uma grande reversão da posição do Egito.
Um empreiteiro e um engenheiro entrevistados pelo The New York Times e que forneceram fotos disseram que foram contratados pelo Exército egípcio para construir um muro de concreto de cinco metros de altura para fechar um terreno de cinco quilômetros quadrados no local. Eles disseram que começaram o trabalho em 5 de fevereiro e iniciaram a construção do muro em 13 de fevereiro.
O empreiteiro e o engenheiro falaram sob condição de anonimato, dizendo que temiam represálias. As autoridades egípcias restringem fortemente as informações provenientes da área de fronteira.
Desde outubro, quando um ataque liderado pelo Hamas contra Israel resultou em uma imensa retaliação militar israelense em Gaza, o Egito tem repetidamente rejeitado qualquer sugestão de receber alguns dos moradores de Gaza que fugiram dos ataques aéreos e terrestres para áreas próximas à fronteira em Rafah.
