Encerrou na última sexta-feira, 8, o 23º Encontro da Fé Reformada, promovido pela Igreja Presbiteriana Cidade Nova (IPCN), em Manaus. Durante 4 dias, com uma programação iniciada na terça-feira, 5, membros de congregações evangélicas e convidados se reuniram no Teatro Manauara, na zona centro-sul da capital amazonense, para discutir e aprender ensinamentos fundamentados na Bíblia Sagrada, que em 2024, teve como tema “A jornada até a Glória”.
Participante desde a 3º edição, há 20 anos, Leciley Souza, membra da Igreja Presbiteriana Monte Moriá no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus, agradece por mais uma oportunidade de participar da conferência. “Sempre é gratificante, sempre tem o aprendizado… coisas novas. E claro, nossas vidas são edificadas, coisas que você só ouve uma vez no ano. Os preletores são bençãos em nossas vidas. Na pregação do Pastor Mauro Meister, vimos a trajetória do cristão. De gênesis a apocalipse o Senhor está conosco, aparentemente parece que não está muitas vezes. A gente olha para o antigo testamento e diz ‘ah, será se ele tava nesse momento?’, ‘ah foi só castigo?’, não foi castigo, foi amor”, disse.
O evento foi o último de uma série de 5 edições realizadas ao longo do ano, entre o interior do Amazonas e também nos continentes europeu e africano. Para a gerente-geral do Encontro da Fé Reformada, Elisama Brito, o sentimento é de dever cumprido. “Sabemos que Deus tem nos mantido fiéis e que Ele direciona todas as coisas, porque sem Ele nada podemos fazer, e que esse evento com certeza é pra glória do nome Dele. Com certeza, a repercussão da conferência vai fazer com que a igreja Dele se fortaleça muito mais. Nós não podemos dimensionar o quanto essa obra pode fazer, porque são líderes, pessoas que vão difundir ainda mais dentro das suas igrejas o conhecimento apreendido, então, é como se sementes do evangelho multiplicassem. Nós não estamos trabalhando apenas com a participação de membros, mas com discípulos que vão fazer discípulos”, destacou.
Elisama Brito também aproveita para enaltecer o corpo de voluntários que atuou durante a realização do evento. “É impossível em qualquer missão, você trabalhar sozinho, e como eu costumo dizer pra eles: nós somos uma equipe. E cada trabalho aqui é imprescindível pra que esse evento aconteça, claro que um número muito menor começa a trabalhar antes, mas nesses dias, nós trabalhamos muito e deixamos o nosso trabalho secular pra que realmente possamos servir. Servir a Deus e aos conferencistas com alegria e gratidão. Nós, trabalhamos, realmente, pensando que as pessoas que venham aqui se sintam acolhidas, participem lembrando que aqui é um local especial, não só pra ouvir palavras que as leve a estarem mais próximas de Deus, mas também aquele cantinho de encontro com pessoas queridas, de comunhão”, relatou.
Boas parcerias
A programação contou com a participação de teólogos renomados, doutores e professores de Teologia, representando diversas igrejas presbiterianas do país. Entre os nomes presentes, esteve pregando no encerramento do encontro, Donizete Ladeia, pastor da 1º Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, que em 2023, participou do Encontro da Fé Reformada para Jovens.
“Foi uma grande benção! Agradeço a oportunidade de estar aqui. Agradeço ao Senhor por estar aqui e a toda organização do evento. Foi maravilhoso e bom ver a pregação da palavra. Pude trazer uma contribuição com a jornada da fé em Cristo e com dois pontos, os agentes de ânimo e, a superação e a compreensão correta sobre os sofrimentos. A gente fica feliz em ver o pessoal preocupado com a teologia reformada, que é uma teologia que precisa ser bem conhecida por todos e a nossa esperança é que todos nós possamos sair cada vez mais alegres com essa jornada bendita que estamos cursando até a volta do nosso Senhor Jesus Cristo”, celebrou Donizete Ladeia.
Novos ensinamentos
Em 2025, já estão confirmadas as edições: da Família em Codajás (AM), para Jovens em Manaus, em Portugal e novamente o Encontro para pastores e líderes. Diante de uma trajetória iniciada nos anos 2000, Jaime Marcelino, pastor titular da IPCN e idealizador do evento, relembra o caminho percorrido até aqui. “Pra mim, o sentimento não é de dever cumprido, mas da necessidade e continuidade até quando não sabemos, mas já estamos, inclusive, vislumbrando a comemoração do 25º Encontro da fé reformada em 2026, então, você vê que a gente é uma dinâmica em que a gente se envolve assim. Temos a certeza de que nós temos contribuído para o fortalecimento em termos de conhecimento e do fortalecimento da confiança no Senhor, porque é esse o nosso propósito, levar as pessoas confiarem no nosso Senhor”, ressalta.
Pelo segundo ano consecutivo, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) foi o parlamentar que mais se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas...
Esquilos podem parecer adoráveis bolinhas de pelo que acumulam nozes, mas alguns são predadores implacáveis que caçam, despedaçam e devoram ratos .
Essa é a...