Doação atende a necessidade emergencial para a abertura de novos leitos na instituição de Boa Vista - Foto: Robson Sena / CHN
O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) repassou materiais de uso médico-hospitalar e medicamentos, no valor total de R$ 43.926,57, para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (HU-UFRR), com o objetivo de atender uma situação emergencial para manter os serviços assistenciais e colaborar com o processo de abertura de novos leitos da instituição localizada em Boa Vista. O HUGV-Ufam e o HU-UFRR são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O superintendente do HUGV-Ufam, Plínio Monteiro, ressalta que a parceria iniciada na gestão anterior, com o professor Juscimar Carneiro, deve continuar na atual gestão. “Nosso objetivo é contribuir para a manutenção dos serviços assistenciais e colaborar com a abertura de novos leitos no HU-UFRR, em um momento emergencial que exige união e solidariedade. Essa parceria demonstra que, juntos, conseguimos garantir mais qualidade no cuidado aos pacientes e apoiar o avanço da saúde pública na região Norte.”
A chefe do Setor de Abastecimento Farmacêutico e Suprimentos do HUGV-Ufam, Samantha Aparecida Simão da Silva Barbosa, explicou que o repasse do material faz parte da estratégia de relacionamento entre os hospitais universitários da rede Ebserh, que promove este tipo de ação, garantindo o apoio necessário para o abastecimento e atendendo a necessidade para a abertura de novos leitos na instituição de Roraima.
A iniciativa está fundamentada na nota técnica SEI 5/2022/SGE/CGS/DAI/EBSERH que trata sobre transferência de materiais de consumo e bens permanentes entre unidades da rede Ebserh. A medida leva em conta as consequências do desabastecimento em uma das unidades da rede e promove a otimização na gestão de material.
As transferências foram feitas no período de janeiro de 2025 a julho de 2025 e incluem 75 itens entre medicamentos e materiais como seringas, sondas, luvas, frascos para coleta de material e outros de uso médico-hospitalar.
A reformulação do HU-UFRR prevê a abertura de leitos, novos espaços, mais cirurgias e profissionais, além da a reforma do prédio original, visando melhorar funcionamento dos serviços. A construção do Bloco C abrigará uma UTI com 20 leitos; centro cirúrgico com seis salas; complexo ambulatorial e de diagnóstico e a segunda parte da unidade de retaguarda. A revitalização prevê aumento da capacidade de leitos de 115 para 232.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...