
Em uma cerimônia emocionante realizada na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo concedeu o inédito título de Cidadã Figueiredense à jovem atriz Valentina Marques. Aos 14 anos, Valentina faz história como a pessoa mais jovem a receber tal honraria no município, um reconhecimento à sua crescente projeção no cenário artístico nacional e ao seu papel como embaixadora cultural da cidade.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor-presidente da TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, e os pais da homenageada, Alexandre Marques e Tatiana Velez. O proponente da iniciativa, vereador Raimundo Vidraceiro, destacou o percurso de Valentina, desde suas participações em eventos locais como a Paixão de Cristo e o Auto de Natal, até sua ascensão como repórter mirim e atriz de destaque em produções de alcance nacional. “Valentina está levando o nome do nosso município ao cenário nacional”, afirmou o vereador, lembrando até mesmo de ter comprado rifas do pai da jovem para ajudar a custear seus investimentos artísticos no início da carreira.
Os vereadores presentes, como Areli Medeiros, Ronaldo Limão, Ronaldo Pereira, Irene Maria, Mariane Abreu, Marcos Nascimento e Mário Costa, parabenizaram a atriz, enfatizando sua dedicação e a importância de personalidades como ela divulgarem o município. A vereadora Mariane Abreu ressaltou o papel fundamental dos pais da jovem: “Ela é reflexo da dedicação e compromisso dos pais. Eles são os primeiros fãs dela. Acreditaram nela desde o início”. Já o vereador Marcos Nascimento expressou surpresa: “Nunca imaginei alguém com 14 anos ter um currículo desses”. O vereador Ronaldo Pereira complementou, afirmando que “o título de cidadão figueiredense deve ser oferecido a quem possui legado e história na cidade e é com muito orgulho que concedemos esse título à Valentina. Ela é merecedora”.
Emocionado, Alexandre Marques, pai de Valentina, salientou que a homenagem apenas oficializa o que a filha já carrega no coração desde que chegou a Figueiredo aos seis anos. “Ela já é muito mais de Presidente Figueiredo do que do estado que ela nasceu”, disse, destacando o amor da filha pela cidade. Ele também agradeceu o apoio de Oswaldo Lopes, que “estendeu a mão com um olhar de pai”, oferecendo oportunidades de crescimento à Valentina. Tatiana Velez, mãe da atriz, expressou a alegria e honra da família pelo reconhecimento.
Oswaldo Lopes parabenizou o vereador Raimundo Vidraceiro pela iniciativa e adiantou uma novidade: na próxima semana, a TV Encontro das Águas iniciará a transmissão do novo quadro do programa Panorama com a Valentina, levando o nome de Presidente Figueiredo para todo o Amazonas e, através do aplicativo da emissora, para o mundo.
Ao subir à tribuna, Valentina agradeceu a todos os presentes e reforçou a importância do título. “Antes mesmo de virar atriz, adotei a cidade”, afirmou, prometendo honrar a homenagem divulgando não apenas as belezas naturais, mas também os artistas, atletas e projetos sociais de Presidente Figueiredo em todas as suas futuras empreitadas, seja em Manaus, Rio de Janeiro ou Hollywood.
Sobre a artista
Natural da Paraíba e criada no Amazonas, Valentina Marques já acumula experiência significativa. Iniciou sua jornada artística na Casa de Artes Trilhares, em Manaus, e já se apresentou em palcos importantes como o Teatro Amazonas e o Teatro Manauara. Sua ascensão no cenário audiovisual brasileiro ganhou destaque com a série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime Video, onde interpretou a versão jovem da personagem Dinorah, conquistando elogios da crítica e do público.
No início deste mês, foi lançado seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Além das Manchas”, filmado integralmente no município amazonense de Presidente Figueiredo, que aborda o enfrentamento ao preconceito racial e a união feminina.
