André Esteves, presidente do conselho de administração do BTG Pactual - Foto: Brazil Conference
O banqueiro André Esteves, presidente do conselho de administração do BTG Pactual, disse que o que está acontecendo nos EUA hoje é “um horror econômico, político e moral”. Mas, segundo ele, o Brasil será pouco afetado pela guerra comercial. Ele falou durante a Brazil Conference, evento que ocorre neste fim de semana em Harvard e no MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, nos Estados Unidos.
Juros altos são ‘ruins’ para o BTG. Esteves disse que os juros altos no Brasil são ruins para o BTG e que há uma falsa impressão de que os bancos ganham nessa situação. “Existe uma falsa impressão de que os bancos ganham com juros altos. Não é verdade, aumenta a inadimplência, cai a atividade econômica, não tem aquisições, não é bom o juro alto”, disse.
Está na hora de apertar a parte fiscal, disse. “A gente está praticando uma política que não está muito bem coordenada entre a política fiscal e a política monetária. Estamos com juro muito apertado e um fiscal muito frouxo. É como se fosse um pé no acelerador e outro no freio. Estava na hora de apertar o fiscal, o juro ia cair”, disse.
Momento dos Estados Unidos é ‘um horror’. “Estou achando um horror esse negócio que está acontecendo nos Estados Unidos, um horror, econômico, geopolítico e moral”, disse, ao comentar a guerra comercial promovida pelos norte-americanos.
Brasil não é tão afetado pelas tarifas. Segundo Esteves, os 10% impostos ao Brasil “não mudam a vida”. Ele diz que as tarifas afetam principalmente produtos industrializados, enquanto o Brasil é forte na exportação de commodities. Para o banqueiro, se a guerra comercial entre EUA e China continuar, o grande prejudicado deve ser a Europa.
“O Brasil é essencialmente um exportador de commodities, e não tem nada de errado com isso. Eu não tenho essa obsessão de reindustrialização. O Brasil tem seus talentos, suas vantagens competitivas, ocupa uma posição geopolítica única. Nos próximos 20 anos, do delta de crescimento de consumo alimentar mundial, o Brasil vai ser responsável por prover 80%.” afirmou André Esteves, dono do BTG.
O ministro aposentado do STF Celso de Mello classificou como "gravíssimo ataque à democracia brasileira" a decisão do governo de Donald Trump de revogar...
Um momento de pura fofura está viralizando nas redes sociais. Um vídeo que já ultrapassa 16 milhões de visualizações tem encantado internautas ao mostrar...