Maior empresa farmacêutica do Norte do país, o Grupo Tapajós anunciou esta semana, a inauguração de cinco novas lojas até 2026, investimentos para ampliar a consolidação de suas marcas próprias e ações de impulso a parcerias no Amazonas e demais estados da região. A notícia foi celebrada em encontro de comemoração aos 30 anos de trajetória do grupo, evento que reuniu no Palácio Rio Negro, parceiros da indústria farmacêutica, colaboradores e autoridades do estado, como o governador Wilson Lima.
Como parte da celebração, o Grupo Tapajós instituiu o Troféu Cocar, entregue a 15 parceiros-chave da indústria farmacêutica. Segundo a coordenadora de marketing, Tássia Pina, o reconhecimento visa fomentar laços já existentes e abrir espaço para que novos parceiros se associem à trajetória do grupo.
“O cocar, símbolo amazônico por excelência, foi escolhido como ícone do troféu porque traduz nossa regionalidade: estética, cultura e pertencimento”, explica. A peça foi assinada pelo artista parintinense Makoy Cardoso, reforçando a valorização da arte local.
O Grupo Tapajós confirmou que o Troféu Cocar passa a integrar seu calendário oficial de eventos corporativos, como forma de manter visibilidade e incentivo contínuo às parcerias e à cultura regional.
A festa de comemoração reuniu mais de 400 convidados e contou com extensa programação artística local. As atrações culturais incluíram Márcia Siqueira, Gandhicats, P.A Chaves e artistas do boi-bumbá, como Batista, tripa oficial do Garantido, campeão do Festival Folclórico de Parintins este ano. A seleção teve o objetivo de representar tanto identidade cultural quanto fomentar a economia criativa regional.
A programação começou cedo e contou ainda com um passeio pelo Encontro das Águas, com 200 convidados que visitaram uma comunidade indígena, em uma experiência que simbolizou a conexão do Grupo Tapajós com a Amazônia
Trajetória e objetivos futuros
Fundado em 1995 por Pedro Garcêz e Rogério Moita, o Grupo Tapajós iniciou suas atividades na distribuição de medicamentos e se consolidou no varejo farmacêutico a partir da aquisição das redes Santo Remédio e Farmabem, além da criação da Flexfarma. Ao longo das últimas três décadas, a empresa diversificou seu portfólio com marcas exclusivas, como Animativ, Voiké e Kiffer, que ampliaram sua presença nos segmentos de suplementação, higiene e beleza.
Atualmente, o Grupo Tapajós conta com 100 lojas — sendo 95 em Manaus e 5 em Boa Vista —, além de centros de distribuição em três estados. A meta é ultrapassar R$ 1 bilhão em faturamento até 2025, consolidando sua posição como um dos maiores grupos do setor no Norte do Brasil.
“Comemoramos não apenas os 30 anos de uma história de crescimento, mas também a confiança que construímos com a população e com nossos parceiros. Nosso compromisso é seguir investindo na região, ampliando nossa rede de farmácias e fortalecendo nossa missão de oferecer saúde e bem-estar para todos”, afirmou Pedro Garcêz, sócio-fundador do Grupo Tapajós.
Com informações da assessoria