Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Sabin foi eleito o melhor lugar para se trabalhar na região Norte do Brasil, na categoria médias empresas, pelo ranking Great Places to Work (GPTW), o mais respeitado índice do tipo. A companhia, do ramo de medicina diagnóstica, também foi homenageada por estar presente em todas as dez edições da disputa no Norte, iniciadas em 2016. A premiação ocorreu no Diamond Convention Center, em Manaus.

A performance do Sabin no ranking é marcada pela consistência: em sete das dez edições realizadas ao longo da década, a empresa conquistou o primeiro lugar. Nos outros anos, sempre esteve entre os três melhores, mesmo em um cenário de forte expansão da pesquisa e da competição entre companhias. Na edição de 2016, participaram 32 empresas e 29.338 funcionários; já em 2025, o ranking alcançou 90 companhias e 41.842 colaboradores, evidenciando um crescimento expressivo.

“Esse prêmio representa a consolidação das nossas práticas de engajamento e de pertencimento. Valoriza e valida a nossa ideologia, o nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, afirma o cogestor regional do Sabin em Manaus, Régis Torres.

Com mais de 7 mil colaboradores em todo o país, o Sabin iniciou suas operações na região Norte em 2012, pelo Amazonas. Atualmente, as unidades em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Belém (PA) e Palmas (TO) empregam, juntas, cerca de 700 pessoas. A expansão da rede de saúde, que se originou no Distrito Federal, foi uma iniciativa estratégica para levar serviços de medicina diagnóstica de alta qualidade a essa região.

“A gente sabe o quanto é importante ter um serviço de qualidade e, na região, tínhamos uma carência nisso, especialmente com certificação PALC, que é específica para os laboratórios clínicos e valida todo o nosso processo de qualidade. Em Manaus, por exemplo, somos o único laboratório com essa certificação”, comenta a cogestora regional do Sabin em Manaus, Simone Arruda.

Década de cuidados

Durante a cerimônia, o Sabin também foi homenageado por figurar em todas as edições do ranking GPTW na região Norte. A CEO do GPTW Brasil, Tatiane Temi, entregou uma placa que reconhece a “dedicação contínua à excelência, construindo um Great Place to Work no Norte por dez anos consecutivos”.

A gestora regional do Sabin em Palmas, Nayara Borba, destacou a presença do Sabin em quatro capitais da região Norte e atribuiu a homenagem a uma cultura interna sólida. “Para nós, estar aqui há dez anos é o reflexo de uma cultura forte, de muito pertencimento e do nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas”, afirmou.

Somente no ano passado, o Sabin recebeu 13 reconhecimentos nacionais, regionais e setoriais em importantes pesquisas de clima organizacional, que atestam a qualidade do ambiente de trabalho. Além das edições regionais do GPTW Brasil, foi agraciado com o Prêmio FIA “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”, o Prêmio Diversidade em Prática, da Blend Edu, e o Think Work Flash Innovations, entre outros.

O relatório de sustentabilidade do Sabin, divulgado em 2025, mostra que mais de 90% dos colaboradores têm orgulho de dizer a outras pessoas onde trabalham. O mesmo percentual afirma que seu trabalho na empresa tem um sentido especial e não é apenas “mais um emprego”.

Daiara Alexandre, gestora regional do Sabin em Boa Vista, diz que o grande diferencial da companhia é o cuidado com todas as pessoas, de clientes a colaboradores. “Há uma atenção aos resultados, como toda empresa, mas o Sabin consegue ir além disso e focar no ser humano. Hoje posso dizer que estou na companhia em que eu sempre quis estar, é um sonho que consegui realizar”, afirma.