Na 25ª edição do programa, moradores destacam a agilidade e a importância dos atendimentos realizados por mais de 30 órgãos estaduais - Foto: Mauro Neto / Secom
A 25ª edição do Governo Presente, neste sábado (1º/11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus, mobilizou mais de 30 órgãos estaduais para oferecer, de forma gratuita, serviços essenciais à população.
Uma das beneficiadas com o mutirão de serviços realizados pelo Governo do Amazonas foi Elizandra da Costa, de 23 anos, mãe das gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, nascidas no dia 9 de abril deste ano, na Maternidade Ana Braga, em Manaus. Com 15 dias de vida, foram transferidas em uma UTI aérea do programa Aeromédico do Governo do Amazonas para a realização da cirurgia de separação, em Goiás.
Ela aproveitou a ação para realizar a declaração de hipossuficiência, serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), etapa necessária para emissão da segunda via da certidão de nascimento da filha, Yasmin.
“É de suma importância essa ação do governo para facilitar a vida das pessoas, com atendimento mais prático e mais rápido. Agora o segundo passo será ir ao cartório para retirar a certidão e a identidade das crianças. Então isso é muito importante para nós que somos pais e temos essa facilidade com o governo presente”, destacou Elizandra.
Outro morador contemplado pelas ações do Governo Presente foi Francisco de Assis, de 73 anos, que participou dos atendimentos para realizar uma teleconsulta com ortopedista e agendar sua cirurgia de catarata. Surpreso com a agilidade e o acolhimento do atendimento, ele destacou a relevância da iniciativa para a comunidade local.
“Fui bem atendido, estou muito feliz com a presença de todos vocês no nosso bairro, agradeço esse movimento que foi feito em prol da nossa comunidade. Graças a Deus, na terça-feira já foi marcada a cirurgia, estou muito feliz com isso, e agradeço”, disse o morador da zona leste.
A cirurgia de Francisco faz parte do mutirão de catarata, lançado pelo governador Wilson Lima, no dia 20 de outubro, e considerado o maior da história do Amazonas. A iniciativa tem como meta realizar 12 mil cirurgias até dezembro, com capacidade para 180 procedimentos por dia, de segunda a sábado, ampliando o acesso da população a cirurgias eletivas e reduzindo as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
Continuidade dos serviços
A Carreta da Saúde continuará os atendimentos durante a semana. De segunda-feira (03/11) a quarta-feira (05/11), das 8h às 12h e das 13h às 17h, serão disponibilizados 50 exames de ultrassonografia e 60 mamografias, além de aferição de pressão e glicemia.
A Sejusc seguirá com atendimentos de emissão de declaração de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões de nascimento e casamento (RCN), além do Pronto Atendimento Virtual, da Receita federal, que faz a regularização do CPF.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) continua com o serviço de agendamento e emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), oferecendo 250 emissões e 250 agendamentos por dia. A Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM), por sua vez, também estenderá os atendimentos até a quarta-feira (05/11), serão realizados agendamentos, castrações e vacinações virais.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu, nesta sexta-feira (31/10), os relatórios técnicos que detalham a autuação e o embargo de um...