
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) distribuiu 200 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais durante a 28ª edição do programa Governo Presente, realizada na Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, localizada no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus. Reforçando as ações de sustentabilidade e conservação ambiental no Estado do Amazonas.
A ação integrou as iniciativas de sustentabilidade e educação ambiental promovidas pelo Governo do Amazonas, com foco no estímulo à arborização urbana.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que a distribuição de mudas aproxima a população das práticas de cuidado com o meio ambiente e fortalece as ações de conservação no Estado.
“A ação reforça as iniciativas de sustentabilidade e conservação ambiental desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, com foco no estímulo à arborização urbana e na promoção da educação ambiental junto à comunidade”, afirmou Picanço.
Mudas
As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal de Manaus, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima). A iniciativa integra o conjunto de ações ambientais promovidas durante o Governo Presente, aproximando os serviços públicos da população.
A gastrônoma Rosinelma Nogueira, levou para casa uma planta ornamental, Ixora (Ixora coccinea) e ressalta a importância da arborização na cidade de Manaus.
“Há quatro anos eu recebi a doação de uma muda medicinal de Mandiroba (Carapa guianensis) do Governo do Estado. Se cada pessoa adotasse uma planta frutífera para arborizar a cidade, seria muito bom. Também as ornamentais, para deixar a cidade mais bonita”, afirma a gastrônoma.
As espécies distribuídas, destinadas ao plantio residencial e à arborização de espaços urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental e o fortalecimento da consciência ecológica, incluíram as frutíferas mangueira (Mangifera indica), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), aceroleira (Malpighia emarginata), rambutaneira ou rambutão (Nephelium lappaceum) e açaí (Euterpe oleracea). Também foram entregues plantas ornamentais, como hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), coleus (Coleus scutellarioides), dracena vermelha (Dracaena marginata), onze-horas (Portulaca grandiflora), ixora (Ixora coccinea) e Iresine (Iresine herbstii).













