O prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu agenda administrativa, nesta terça-feira, 12/11, em Brasília (DF), quando obteve sinalização positiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o repasse de aproximadamente R$ 495 milhões destinados para quatro grandes obras de mobilidade urbana na capital amazonense.
A reunião contou com a participação de membros da bancada do Amazonas no Congresso Nacional: senadores Eduardo Braga e Omar Aziz e dos deputados federais Saullo Vianna e Sidney Leite. O deputado estadual Sinésio Campos também esteve presente no encontro.
“Uma interlocução da bancada federal possibilitou que, hoje, estivéssemos reunidos com o presidente Lula, para buscar recursos na ordem de quase 500 milhões de reais para esses projetos de mobilidade urbana. Sabemos que o grande desafio das grandes cidades é a mobilidade urbana, e o presidente confirmou esse apoio para melhorias na cidade de Manaus”, destacou o chefe do Executivo municipal, que esteve acompanhado do secretário de Obras e vice-prefeito eleito, Renato Junior.
O prefeito David Almeida disse que apresentou ao presidente Lula 12 projetos para a área de mobilidade urbana em Manaus, com quatro sendo selecionados para recebimento de aporte financeiro do governo federal, com estimativa de serem iniciados a partir do segundo semestre de 2025.
Os projetos selecionados são para as obras de interligação da avenida Max Teixeira com a avenida do Futuro, entre os bairros Colônia Santo Antônio e Redenção; interligação da avenida Maneca Marques com a Ephigênio Salles, no bairro Parque 10 de Novembro; melhoria do tráfego no viaduto entre as avenidas Constantino Nery e Darcy Vargas, no bairro Chapada; e obra do complexo viário da Arena da Amazônia, que dará maior fluidez no trânsito no trajeto entre o Terminal 1 até a barreira de fiscalização federal.
“Nós elencamos 12 projetos de mobilidade urbana, que é o grande desafio das grandes cidades, destes, nós selecionamos quatro que o presidente Lula já nos encaminhou para a ministra Miriam Belchior (Ministério de Planejamento, Gestão e Orçamento) para vermos as tratativas, para a partir do ano que vem nós possamos aportar esses recursos para essas obras”, informou o prefeito.
A previsão é que no primeiro semestre de 2025 ocorra a liberação de recursos, para posterior início da fase de licitação e, no segundo semestre, iniciar a etapa de execução das obras.
De acordo com o senador Eduardo Braga, a reunião marca um compromisso do presidente Lula em priorizar projetos de mobilidade urbana na cidade de Manaus. “Eu quero destacar que o presidente assumiu um compromisso com o prefeito e com a bancada de priorizar projetos na área de mobilidade urbana. São investimentos em novas avenidas e ampliação de avenidas e construção de viadutos e túneis, para que Manaus volte a ter mobilidade. O trânsito na cidade de Manaus é um grande desafio”, disse.














