Evento comemorou a retomada do voo entre Manaus e Portugal, após 7 anos de interrupção - Foto: Alex Pazuello / Secom

O Governo do Amazonas promoveu, nesta terça-feira (05/11), no Dia Nacional da Cultura, um evento para celebrar a retomada do voo entre Manaus e Portugal, operado pela TAP Air e oficializado na segunda-feira (04/11). Com apresentações artísticas de ambos os países no Teatro Amazonas, símbolo cultural do estado, autoridades e visitantes puderam celebrar os laços entre Brasil e Portugal.

“Não poderia ser diferente para comemorarmos mais um voo que liga Manaus a Lisboa. Isso representa a junção das duas culturas, Brasil e Portugal, e é de suma importância para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Cândido Jeremias.

O presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro, ressaltou a importância da retomada do voo, que deve fomentar não só o turismo e negócios, mas também o intercâmbio cultural e a aproximação entre as duas nações.

“Não tem como falar em turismo sem mencionar a cultura amazonense, e nada melhor do que realizar um evento aqui no Teatro Amazonas para celebrar o retorno do voo da TAP”, disse o presidente.

O CEO da TAP Air, Luís Rodrigues, afirmou que a companhia irá trabalhar para manter a operação, que é importante para unir a cultura amazônica a Portugal.

“A partir da Europa, é muito fácil voar para qualquer lugar do mundo. Mas para o coração do Brasil, como é Manaus e a Amazônia, não é para qualquer um. Portanto, acho que isso também engrandece a TAP”, afirmou o CEO.

A programação contou com apresentações que encantaram o público, como a Orquestra e balé folclórico do Amazonas, e a fadista Maria Emília, de Portugal. Estiveram presentes no evento o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, jornalistas portugueses e outros convidados da TAP Air.

Retomada do voo

A retomada do voo entre Manaus e Lisboa pela TAP Air estava suspensa desde 2016. O retorno do trecho entre a capital amazonense e Portugal faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para conectar o estado ao mercado europeu e fortalecer o turismo na região amazônica.

Foto: Alex Pazuello / Secom

A expectativa com o retorno do voo, sob a gestão do governador Wilson Lima, é de um aumento de 15% no fluxo de turistas internacionais, facilitando o deslocamento de estrangeiros para o Amazonas.

O voo tem capacidade para 154 passageiros e duração de 11 horas e 45 minutos, com uma escala em Belém, no Pará, respeitando o fuso horário de Portugal. A rota Manaus-Lisboa vai operar três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.

Desde 2019, o Governo do Amazonas ampliou a malha aérea com novas rotas internacionais a partir da capital. Além disso, incentiva a expansão da malha aérea, oferecendo benefícios para reduzir a carga tributária sobre o combustível de aviação. Atualmente, Manaus tem conexões diretas para Miami e Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, operadas pelas companhias Gol e Azul.

Os novos investimentos de empresas aéreas no Amazonas são viabilizados pela política de incentivos fiscais do Governo Wilson Lima, instituída pela Lei nº 6.271/23, em vigor desde julho de 2023. Com essa política de incentivo, empresas aéreas que operam no estado têm uma redução de 3% a 7% na alíquota do ICMS sobre combustíveis de aviação, beneficiando companhias de transporte de passageiros, cargas e fretamento de táxi aéreo.