Ibope e Globo negam que YouTube seja mais visto que emissoras de TV aberta (Foto: Lucy Nicholson / Reuters)

A Globo e o Kantar Ibope refutaram uma informação repassada pelo Google nesta semana, de que o YouTube já tem mais público que todas as redes de TV aberta do Brasil. Segundo dados repassados pelo instituto e pela emissora, o YouTube informou números declaratórios, que não sevem de parâmetro para embasar audiência. O Google ratificou os dados apresentados pelo Kantar Ibope.

A pesquisa feita pelo Ibope e apresentada pelo Google foi no formato Target Group Index (TGI), com declarações de 24 mil brasileiros. No entanto, eles não são monitorados de forma que identifique se aquela declaração é verdadeira e a atração foi vista, de fato, pelo telespectador.

Um exemplo: o entrevistado diz que viu futebol no YouTube naquela semana, mas o Ibope não captou aquele dado em métrica mais exata. Os dados do TGI são usados como pesquisa de consumo para entender comportamentos ao mercado.

Segundo dados auditados de consumo (CPV 2023) apresentados pela Globo e pelo Ibope, que capturam a informação e não dependem de declaração do consumidor, a TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo (contra 25,7% das plataformas de vídeo online).

A TV aberta tem 64,5% desse consumo e a TV Globo, 35,4%. A Globo na TV aberta é, sozinha, é 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online somadas, abertas ou pagas, e o dobro (120%) do YouTube. Isso, considerando todos os dispositivos.

Se considerarmos apenas o consumo em TV, em que a atenção é mais concentrada, o consumo da TV Globo é mais que o dobro (166%) de todas as plataformas de vídeo online somadas e quatro vezes maior (355%) que a principal plataforma online gratuita.

Foram 6 trilhões de minutos consumidos na Globo, mais de cinco vezes o consumo do YouTube no mercado somando TV normal e TV conectada.

“A Globo também fala com mais gente. A cada semana, 136 milhões de brasileiros consomem a Globo na TV, quase três mais indivíduos do que o YouTube. Em média, a Globo atinge em um único dia na TV o que o YouTube leva 28 dias para alcançar”, afirmam Globo e Ibope.

Com informações da Folha de S.Paulo