O deputado estadual Dr. George Lins (UB) concedeu, nesta quarta-feira (08), o diploma “Cidadã Mulher Amazonense” para a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques. A entrega do título aconteceu em Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O título é conferido às mulheres que realizaram relevante contribuição em prol da sociedade.
O parlamentar destacou que a desembargadora possui um longo trabalho dedicado à magistratura no Amazonas, sobretudo na atuação de comarcas pelo interior do estado. “É uma justa homenagem e reconhecimento a uma mulher que sempre trabalhou comprometida com a proteção jurisdicional”, disse o deputado.
Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e pós-graduada em Direito Eleitoral pela Universidade do Estado do Amazonas. Natural de Manaus, a magistrada iniciou sua carreira como titular da Comarca de Lábrea, em 1993; depois, assumiu em Urucurituba; respondeu, ainda, pela Comarca de Itacoatiara e foi promovida para a capital em 1998.
A desembargadora também atuou nas Varas Especializadas em Crimes de Trânsito e em Juizado Especial Cível, além da Turma Recursal dos Juizados Especiais do Amazonas e na Justiça Eleitoral.
Sobre o título
Ao todo, 60 mulheres receberam o diploma “Mulher Cidadã Amazonense” nesta quarta-feira. O título é conferido anualmente no mês de março, preferencialmente, no Dia Internacional da Mulher. A comenda reconhece e referenda as mulheres que, com seu exemplo, sinalizam novos caminhos e dão o testemunho de solidariedade, de paz, de profissionalismo, de dignidade e sobretudo da perseverança em viver corajosamente.