Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O álbum “Segredos do Coração” foi lançado na noite de ontem (27), no Curral do Boi Garantido, reunindo a nação vermelha e branca, no Sambódromo de Manaus. No repertório, a mistura das novas toadas e as antológicas agradou ao público, que respondeu entoando refrãos, comprovando que apesar de novo, o álbum traz 15 faixas que já estão na boca da galera.

A realização do curral é do Movimento Amigos do Garantido (MAG) e Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O vice-governador, Tadeu de Souza, prestigiou o evento que marca a temporada que antecede o Festival de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. “Hoje, o festival é um festival internacional, que mobiliza desde o pequeno produtor, mobiliza vários segmentos e, acima de tudo, há um envolvimento da sociedade civil, do ambiente privado e Governo do Estado.

No 4º Curral do Garantido da temporada, a presidente do Movimento Amigos do Garantido, Claudia Santos, comemora a presença crescente do público nos Ensaios dos Bumbás, aos sábados, no Sambódromo. “A avaliação é sucesso, todos os currais e o Bar do Boi (Caprichoso), com a ajuda do Governo do Estado, nós temos a agradecer. E hoje é o lançamento do nosso álbum. Então já é um pontapé para o festival, uma pré Alvorada do Boi”, disse Claudia.

Álbum 2024

O álbum “Segredos do Coração” traz 15 faixas, reunindo um quadro de compositores renomados, como Chico da Silva, Paulinho Dú Sagrado, Inaldo Medeiros, Demetrius Haidos, Helen Veras, Fred Góes entre outros. A produção musical é de Alder Oliveira. Sobre os diferenciais, o mestre da Batucada, Francinaldo Pinheiro, destaca o resgate da essência do ritmo do Boi da Baixa. “O diferencial do Garantido é o ritmo, o ritmo da Batucada. Nos últimos anos ele vem se igualando ao que os dois bois vinham fazendo. Então o resgate da tradição é justamente voltar o que era Batucada, porque os bois sempre tiveram uma diferença e só vai ganhar quem for diferente do outro”, afirmou o mestre.

O veterano David Assayag acredita que voltar a avivar a cadência ritmada da Batucada é um ponto positivo que será refletido no resultado do festival. “O álbum do Garantido traz toadas que neste ano, deu uma retrocedida, tiramos um pouco dos hits, mas conseguimos toadas como é o Garantido. Esse tipo de toada é muita emoção. Pode ter certeza que vai fazer diferença dentro do Bumbódromo”, revelou o apresentador.

Participante direto das produções do Garantido nos últimos vinte anos, Israel Paulain também acredita no sucesso da nova proposta do “Segredos do Coração”. “É um álbum feito com a consagração de compositores que fazem parte da história vitoriosa do nosso Boi. A galera sendo sempre o foco principal que é a nossa inigualável do festival. A gente está muito feliz de poder lançar o álbum aqui em Manaus, como também será lançado em Parintins na Alvorada. As grandes toadas que nortearão o 33º título do nosso Boi Garantido”, reforçou Israel.

O álbum Segredos do Coração traz no quadro de intérpretes, o artista revelação Bruno Costa, Leonardo Castelo e os consagrados David Assayag, Israel Paulain e Sebastião Júnior.

Galera, item 19

A galera encarnada lotou o Sambódromo na noite de lançamento do álbum. Com bandeiras e adereços, o público se fez presente, confirmando o amor pelo boi-bumbá e pelo ritmo que representa a identidade da cultura amazônica. Danielle Medeiros, assume sua paixão pelo boi da Baixa do São José. “Garantido desde criança, sempre”, afirma. “Com esse álbum ganha sim. Infelizmente não vou poder estar lá (Parintins), na Festa da Vitória, mas estarei aqui”, disse Danielle, confiante no título.

Toadas 2024

As toadas do álbum “Segredos do Coração” estão disponíveis nas principais plataformas de áudio. Confira, abaixo, os nomes dos profissionais que participaram da produção do álbum.

01 – Cidade de Lindolfo 

Compositores: Chico da Silva e Sebastião Moura

02 – Boi é Raiz 

Compositores: Gaspar Medeiros, Domingos Barbugian, George Japa e Marco Aurélio Choy

03 – Ogiva de Amor 

Compositores: Cézar Moraes, Paulo da Silva e Bigo Marajó

04 – Perreché da Puraca 

Compositores: Bruno Bulcão e Jaércio Curuatá

05 – Mãe Tupinambarana 

Compositores: Cézar Moraes e Dênison Bentes

06 – Vermelhou Geral 

Compositor: Chico da Silva

07 – Décima Sétima Evolução 

Compositor: Tadeu Garcia

08 – Jeroky Kayowá 

Compositores: Alder Oliveira, Fred Góes e Helen Veras

09 – Ritual Huni Kuin 

Compositores: Demetrius Haidos, Geandro Matos e Marlon Brandão

10 – Transcedência Kanamari 

Compositores: Náferson Cruz, Inaldo Medeiros, Marco Aurélio e Nayara Caldas

11 – Libertárias Guerreiras 

Compositores: Inaldo Medeiros e Fred Góes

12 – Amazônia Brasileira 

Compositores: Paulinho DÚ Sagrado, Cíntia Mesquita e Gabriel Stone

13 – Ribeirinha 

Compositores: Enéas Dias, Marcos Moura e João Kenedy

14 – As Dimensões do Vaqueiro

Compositor Tadeu Garcia

15 – O Caboco 

Compositores: Fred Góes e Alder Oliveira

 

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa