Foto: Pedro Vilela / Getty Images

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por dois anos, nesta segunda-feira (25), por fraude em exame antidoping. O caso aconteceu no dia 8 abril de 2023, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube carioca. A pena definida pela Justiça Desportiva Antidopagem passa a contar a partir do momento da coleta do exame, portanto, o jogador ficará suspenso até abril de 2025. O atleta irá recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS), localizada na Suíça.

O julgamento começou na semana passada, mas foi interrompido e só seguiu nesta segunda. Durante a sessão, Gabigol acabou sendo condenado por 5 votos a 4.

O atacante rubro-negro foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente à “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

A denúncia ocorreu após Gabigol tentar dificultar, há cerca de um ano, a realização de um exame antidoping surpresa, realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Mesmo com o teste não apontando nenhuma irregularidade no corpo do atleta, a ação suspeita rendeu a acusação.

A defesa do jogador no julgamento foi feita pelo advogado Bichara Neto, que também participou do caso envolvendo a suspensão de Paolo Guerrero, na época integrante do elenco do Flamengo, em 2017.

Especulado em diversas equipes do Brasil, incluindo Palmeiras e Corinthians, Gabigol tem vínculo com o time carioca até o final de 2024, e pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube a partir de julho.

*Com informações de IG