O Hospital Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus, recebeu na manhã de hoje (22) três novos equipamentos para seu parque de imagens e exames e que irão ampliar a agilidade e o atendimento da população: um aparelho de ressonância de 1,5 Tesla (o primeiro da rede pública estadual de saúde), um aparelho de hemodinâmica (para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares e neurológicas) e um tomógrafo de 80 canais.
Resultantes de licitação realizada pelo Estado, os novos equipamentos são fornecidos pela empresa BioPlus, que também é responsável pela adequação da estrutura, salas, instalação e manutenção preventiva, clínica e corretiva dos aparelhos, o que assegura sua permanente utilização.
Segundo a Gerente de Diagnóstico por Imagem e Unidades Móveis do Grupo Bringel, Karoline Frank, a capacidade de atendimentos mensais depende da incidência e complexidade dos procedimentos com o objetivo de reduzir o tempo nas filas de espera.
“Para a empresa esta conquista é uma grande satisfação, atuando diretamente em benefício da população, trabalhando na porta de entrada dos pacientes no sistema de saúde e ver as filas diminuírem, os atendimentos acontecerem e os pacientes não precisarem esperar mais de um ano para fazer seus exames porque o aparelho estava quebrado”, destacou Karoline.
Atualmente, os equipamentos da empresa estão à disposição da população em 11 hospitais de Manaus, incluindo os três maiores: João Lúcio (tomógrafo e em fase de instalação a ressonância e a hemodinâmica), Platão Araújo (tomógrafo) e 28 de Agosto (raio-X, tomógrafo e brevemente ressonância).
Eficiência
Presente no evento, o governador Wilson Lima destacou que a ação faz parte do plano de reformulação da rede estadual de saúde e os novos equipamentos representam um avanço e maior agilidade no atendimento da população.
“O Hospital Francisca Mendes se consolida como uma unidade de referência na região com capacidade de atender pacientes de todo o país com um serviço de saúde mais eficiente”.
Em seu pronunciamento, a secretária estadual de Saúde, Nayara de Oliveira, também ressaltou a importância do primeiro equipamento de ressonância da rede pública amazonense e como os novos aparelhos vão se somar ao parque de imagens do hospital para atender as demandas ambulatoriais e o acompanhamento dos pacientes.
Com informações da assessoria