As fortes chuvas que atingiram Manaus nos últimos dois dias, mobilizaram a Prefeitura de Manaus, que intensificou ações emergenciais para minimizar os impactos na população. Equipes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) atuam, de forma integrada, para prestar assistência às famílias, garantir a segurança da população e reduzir os riscos de novas ocorrências.
O prefeito em exercício e titular da Seminf, Renato Junior, destaca o esforço conjunto das equipes da Prefeitura de Manaus para atender as ocorrências das chuvas e minimizar os impactos na cidade.
“Desde o início das fortes chuvas, todas as secretarias municipais estão mobilizadas para dar uma resposta rápida à população. Estamos atuando de forma integrada com a Defesa Civil, Semasc, Semulsp, Seminf e Semhaf, prestando assistência às famílias afetadas e garantindo que os serviços essenciais sejam executados. A determinação do prefeito David Almeida é clara, não mediremos esforços para proteger vidas e recuperar as áreas atingidas o mais rápido possível. Seguimos acompanhando a situação em tempo real e trabalhando para mitigar os impactos das chuvas na nossa cidade”, afirma Renato.
Atendimento emergencial
O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) registrou 152 ocorrências no período. As equipes da Defesa Civil, vinculadas à Semseg, atenderam chamados de alagamentos, deslizamentos de barranco, desabamentos e risco estrutural em diferentes zonas da cidade. O atendimento emergencial continua, e a Defesa Civil pode ser acionada pelas linhas da Central 199 – Defesa Civil; 153 – Guarda Municipal; 118 – Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); e 0800 092 1188 – Trânsito.
A Semasc segue prestando assistência social às famílias afetadas. Nos bairros Tancredo Neves, Zumbi, Praça 14 de Janeiro e Jorge Teixeira, nove famílias foram cadastradas para receber o Auxílio-Aluguel, além de cestas básicas, colchões, lençóis e kits de higiene pessoal.
Devido a alta demanda na área do Gilberto Mestrinho, a equipe realizará uma força-tarefa durante toda a quinta-feira, 6/3, para atender e cadastrar as mais de 100 famílias em situação de calamidade no local.
Habitação e suporte habitacional
A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) reforçou seu compromisso com as famílias afetadas por desastres naturais. Após a avaliação técnica da Defesa Civil, as famílias desalojadas são encaminhadas para o programa de aluguel social da Semasc. A Semhaf, então, trabalha na busca de soluções definitivas, incluindo a inserção no programa habitacional.
Desde o início das chuvas intensas, aproximadamente 70 famílias já foram atendidas pela Semhaf, em parceria com a Defesa Civil: Redenção (deslizamento de terras) – 44 famílias; Mauazinho (área de risco iminente) – 14 famílias; Nossa Senhora das Graças (incêndio) – oito famílias; e Riacho Doce (risco iminente) – 15 famílias.
Todas foram incluídas no programa de aluguel social e na lista prioritária do Minha Casa, Minha Vida, reafirmando o compromisso da prefeitura em garantir moradia digna e segurança para quem mais precisa. A diretora de habitação, Michelle Rodrigues, segue acompanhando as atividades.
Limpeza e prevenção de alagamentos
Com um volume de 109,6 milímetros de precipitação registrado em um único dia, o equivalente a 34,15% do esperado para todo o mês de março, diversos pontos da capital, especialmente as zonas Sul e Norte, tiveram registros de alagamentos, deslizamentos e desabamentos. Em virtude disso, a prefeitura intensificou a limpeza dos igarapés e das redes de drenagem.
Equipes da Semulsp realizaram a retirada de entulhos no igarapé do Franco, no bairro Compensa, e atuam na desobstrução de bueiros e canais em bairros como Alvorada, Redenção, Cidade Nova e Jorge Teixeira. Na orla do rio Negro, especialmente no mirante Lúcia Almeida, foram removidos detritos acumulados pela enxurrada.
O secretário da Semulsp, Sabá Reis, reforçou o compromisso da prefeitura. “Atendendo à determinação do prefeito David Almeida, as equipes têm dado prioridade máxima às ações de intervenção em áreas afetadas por calamidades. Estamos trabalhando 24 horas por dia para garantir o bem-estar dos moradores”, destacou.
Infraestrutura e manutenção da drenagem
A Seminf informou que equipes atuam na desobstrução e limpeza das caixas coletoras e redes de drenagem para reduzir os impactos das chuvas.
As equipes atuam com maquinários pesados como retroescavadeiras, escavadeiras, caçambas e caminhões hidrojatos, que possuem como principal função a sucção, permitindo que o equipamento limpe todos os resíduos acumulados e sugue o lixo que esteja bloqueando a passagem de água nas caixas coletoras.
O objetivo do trabalho, que é rotineiro, é melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, retirando os resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte de lixo em vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas.
Nos últimos quatro anos, a prefeitura executou 45.330 metros de novas drenagens e realizou 35.940 serviços de limpeza e desobstrução de bueiros.
Contudo, o descarte irregular de lixo em vias públicas continua sendo um desafio. Cerca de 2,6 toneladas de lixo são retiradas das ruas diariamente, e esse material, quando levado pela chuva para as redes de drenagem, contribui para alagamentos. A prefeitura reforça o pedido para que a população colabore, descartando resíduos corretamente.
Recomendações à população
Diante das previsões de continuidade das chuvas, a Defesa Civil orienta que moradores de áreas de risco adotem medidas preventivas e acionem o atendimento emergencial sempre que necessário. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e evitar transitar por áreas inundadas.
A Prefeitura de Manaus segue monitorando a situação e atuando para garantir a segurança e o bem-estar da população.
O prefeito de Manaus, David Almeida, liderou, nesta segunda-feira, 5/5, uma visita técnica às obras do programa "Minha Casa, Minha Vida", na zona Oeste...
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que produtos químicos presentes em plásticos de embalagens de produtos estavam associados a 350 mil mortes por...