O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Autazes, a 110 quilômetros de Manaus, para a realização de um curso de atualização voltado para os agentes comunitários de saúde, em atuação nas zonas urbana, rural e ribeirinha do município, por meio do Programa QualificaSUS. Estão previstas formações para um total de 100 ACS do município, divididos em duas turmas. A primeira ocorrerá no período de 24 a 28/3 e a segunda, entre os dias 7 e 11/4 e será coordenada pela Vice-Diretoria de Educação, Informação e Comunicação (VDEIC).
No último dia 14/2, a vice-diretora de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz Amazônia, Rosana Parente, se reuniu com o titular da pasta do município, Rainer Figueiredo, com a finalidade de apresentar oficialmente o programa, que se encontra em sua fase II de execução, e definir as obrigações de cada um dos entes para a realização da iniciativa.
Criado em 2019, o Programa QualificaSus tem como objetivo qualificar o corpo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas e órgãos parceiros, a fim de proporcionar um serviço de melhor qualidade e efetividade aos usuários do SUS, no nível de Atenção Básica. Rainer Figueiredo destacou a importância da cooperação com a Fiocruz Amazônia no sentido de potencializar a Saúde Pública no município, proporcionando maior qualidade no atendimento da população.
De acordo com Rosana Parente, a finalidade da reunião foi a de promover a aproximação com a nova gestão da Saúde no município. “Apresentamos o Programa QualificaSUS 2, que tem Autazes entre os municípios programados para receber cursos para os Agentes Comunitários de Saúde em serviço e definimos as atribuições por parte da Prefeitura de Autazes e da Fiocruz Amazônia”, afirmou. Os demais municípios que receberão as formações nesta fase 2 do QualificaSUS são Itapiranga, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Autazes será o segundo município contemplado na atual fase, depois de Manaus, que já teve formados 203 ACS que atuam na Atenção Básica, entre os meses de outubro e dezembro do ano passado.
Na primeira fase do Programa, foram formados 6.476 profissionais da Atenção Básica, entre agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE). Na parceria, além dos cursos, o ILMD/Fiocruz Amazônia oferece os facilitadores, mobilidade dos facilitadores (Manaus/município/Manaus), material didático, datashow, notebook, sistema de inscrição e certificado. Às secretarias municipais de saúde cabem a liberação dos ACS e ACE para participar do curso, lista dos selecionados para os cursos, salas de aula para 50 pessoas com ar-condicionado preparada para receber notebook e datashow e apoio para mobilidade no município.
Criado por meio de emenda parlamentar do senador Omar Aziz, o QualificaSUS já ofertou cursos de formação e atualização em todos os 61 municípios do Amazonas, além da capital Manaus. Além dos cursos de formação inicial para ACS e ACE (Agentes de Combate a Endemias), também oferece especialização e mestrado para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), capacitados sob um modelo pedagógico pautado na integração ensino-serviço, levando em conta a realidade de cada localidade e respeitando o conhecimento e a experiência dos alunos. Os cursos contam com a parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).
Doença “invisível”, a endometriose atinge cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil e, aproximadamente, 186 milhões em todo mundo. Diante disso, na semana...
Usuários de smartphones se depararam recentemente com oito novos emojis nos aplicativos de mensagens. Um deles, que representa uma árvore morta, e ilustra a...