
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, levou, nesta terça-feira (20/01), brincadeiras, e apresentações artísticas voltadas ao público infantil ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na programação do Festival de Férias 2026, no período das 9h às 12h.
A programação teve início com uma visita guiada à exposição “Cultura em Movimento” e ao Museu do Homem do Norte, proporcionando às crianças o contato com aspectos da história, das tradições e da diversidade cultural amazônica.
Durante o percurso, foram abordados temas relacionados às ancestralidades indígenas, às manifestações culturais, aos instrumentos musicais, às vestimentas tradicionais e às narrativas que integram o patrimônio cultural da região.
De acordo com a educadora cultural Neuriza Figueira, a proposta da ação é aliar conhecimento e diversão. “As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar o espaço cultural de forma dinâmica, aprendendo sobre a história e a cultura dos povos da Amazônia, ao mesmo tempo em que participaram de atividades recreativas pensadas para esse público”, destacou.
Na sequência, os participantes realizaram atividades lúdicas e educativas, incluindo oficina de pintura dos bois Garantido e Caprichoso, além do resgate de brincadeiras populares, como pula-corda, bambolê, amarelinha e cabo de guerra, promovendo momentos de convivência, aprendizado e lazer.
Para Graziela Batista, que levou sua filha ao Festival de Férias, a iniciativa contribui para ampliar o acesso das crianças à cultura durante o período de férias. “É uma programação que estimula o aprendizado e oferece alternativas às atividades em frente às telas, fortalecendo o contato das crianças com espaços culturais”, afirmou.
As atividades voltam a acontecer no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no dia 22 de janeiro, com visita guiada com personagens, brincadeiras, oficinas e caça ao tesouro, das 9h às 12h.
No dia 25 de janeiro, a programação chega ao Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, zona oeste da capital, com brincadeiras, apresentações artísticas e ações do Mania de Ler e do MovCEU, das 17h às 20h. Neste evento, não é necessário agendamento.













