Oficinas, recreação e visitas aos museus do espaço cultural abriram a programação - Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Diversão e aventura marcaram a abertura do Festival de Férias 2024, que ocorreu na tarde da quarta-feira (10/01). Com uma programação para lá de especial, as crianças que estão em recesso escolar, aproveitaram a tarde no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, avenida Silves, (antiga Bola da Suframa), Distrito Industrial. A participação é gratuita, mas precisa ser agendada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), às segundas-feiras, quando abrem as vagas de inscrição.
Segundo o gerente da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ricardo Lopes, as atividades nos espaços culturais incentivam o imaginário e destacam o patrimônio cultural da cidade. “Vamos levar o festival para vários espaços culturais, a começar pelo Povos da Amazônia. Nessa visita, as crianças, além de ter mais recreação e brincadeiras, têm a oportunidade de conhecer os museus e as exposições presentes aqui”, ressaltou o gerente.
A assistente social Alessandra Pereira acompanhou o enteado Pedro, de 8 anos, que participou pela primeira vez do evento. “É importante essa iniciativa porque tira as crianças da frente do computador e do celular. Assim, eles aprendem a interagir mais com as outras pessoas. No caso do Pedro, ele é bem tímido, então eu trouxe ele pra ele poder se soltar mais”, disse Alessandra.
Veterano no festival, Caleb Viana, 11 anos, teve a chance de conhecer mais um espaço cultural. “Eu já visitei vários lugares, mas aqui é a primeira vez. É bem legal porque me ajuda a distrair, interagir com os colegas e se exercitar”, contou. Para o pai Rosenildo Viana, que aproveitou a folga do trabalho para acompanhar o filho, é muito importante que nas férias eles tenham uma atividade diferente daquilo que tem em casa. “O Caleb esperou muito por esse momento, ficou cobrando a gente quando ele soube que as inscrições estavam abertas”, concluiu.
O Festival de Férias faz parte do calendário de férias da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, trazendo uma grande programação, incluindo shows musicais com artistas, apresentações teatrais, visitas aos espaços culturais, resgate de brincadeiras populares, oficinas interativas e outras. Os espaços oferecem atividades destinadas às crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...