
Ministério da Cultura e Eneva apresentam a Festa dos Visitantes 2026, em Parintins. Por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o Governo do Brasil, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), realizaram, na noite de quinta-feira (25/06) a Festa dos Visitantes 2026, reunindo 25 mil pessoas, no Bumbódromo de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), dando início à programação oficial que antecede as três noites de disputa entre os bois Caprichoso e Garantido.
Com um espetáculo marcado pela diversidade musical e pela valorização da cultura amazonense, o evento recebeu turistas de todas as regiões do Brasil e do exterior, além da população parintinense, em uma grande celebração de boas-vindas à ilha, realizada num palco 360º e expectativa de público de cerca de 25 mil pessoas.
O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou que a Festa dos Visitantes representa o primeiro contato dos turistas com a grandiosidade do Festival de Parintins.
“A Festa dos Visitantes tem esse viés de receptividade, de acolhimento, de ser o prenúncio do que é o Festival de Parintins. É um momento para receber bem quem chega à cidade e apresentar um pouco da nossa cultura antes mesmo do início das apresentações na arena”, afirmou.
Segundo o secretário, a programação deste ano valorizou artistas amazonenses e proporcionou uma experiência única aos visitantes.
“Parintins é algo que não se explica, se sente. Quem vem pela primeira vez fica maravilhado e quem já conhece sempre retorna. O festival ainda nem começou e já é possível sentir essa energia tomando conta da cidade”, ressaltou.
Entre os milhares de turistas presentes estava a goiana Marciana Gonçalves, que visita Parintins pela primeira vez e destacou a receptividade do povo amazonense.
“Estou sendo muito bem recebida. As pessoas são calorosas, acolhedoras e a segurança também me chamou atenção. É uma experiência grandiosa, que supera qualquer expectativa. Estou aprendendo muito sobre essa cultura e quero levar um pouco dessa vivência para a minha cidade”, afirmou.












