Depois da atriz, aparecem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e as cantoras Ivete Sangalo e Anitta em uma pesquisa do Instituto QualiBest
Pelo quarto ano consecutivo, Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest. Foram ouvidas 1.506 pessoas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2023, e a atriz foi citada por 1 em cada 10 brasileiros.
Depois dela, aparecem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e as cantoras Ivete Sangalo e Anitta, nessa ordem. Esta última, recém-indicada ao Grammy, também foi citada por 39% dos entrevistados como a mulher mais admirada pelos brasileiros mais jovens.
Aos 93 anos, Fernanda Montenegro continua sendo reconhecida para além do cinema e da dramaturgia brasileira. No ano passado, foi citada por 11% da população, e este ano, por 9,4%. Até hoje a única latinoamericana indicada ao Oscar, por seu trabalho em “Central do Brasil”, Montenegro foi eleita a nova imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras), no final de 2021.
A lista das mulheres mais admiradas do Brasil deste ano reflete a tendência em reconhecer o protagonismo feminino na cultura e na política, segundo a diretora-geral do QualiBest, Daniela Malouf. “Se por um lado as artes já eram espaços com uma forte presença feminina, vemos agora mulheres do espectro político aparecerem no ranking e se destacarem”.
Veja quem são as mulheres mais admiradas do Brasil em 2023
Fernanda Montenegro (9,4%)
Michelle Bolsonaro (5,4%)
Ivete Sangalo (4%)
Anitta (3%)
Ana Maria Braga (3%)
Dilma Roussef (3%)
Marina Silva (2,5%)
Taís Araújo (1,7%)
Gisele Bündchen (1,5%)
Maria da Penha (1,5%)
Com informações da Forbes