O agendão cultural deste fim de semana (1º a 03/11) tem programação para todos os gostos, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Entre as atrações estão o 1º Encontro de Mulheres Multifacetadas, um espetáculo de danças regionais que contempla elementos indígenas, feira mística e a quinta edição da Mostra Manaus Filme Fantástico.
Nesta sexta-feira (1º/10), às 17h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia receberá o 1º Encontro de Mulheres Multifacetadas com a temática “Equilibrando Vida Profissional, Pessoal, Cuidado Próprio”. O evento acontecerá em formato presencial, no Auditório Gabriel Gentil. A atividade é gratuita e aberta a mulheres de todas as idades que enfrentam a sobrecarga de múltiplas responsabilidades, seja como profissionais, cuidadoras, gestoras do lar ou líderes.
Com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural e patrocínio de Delta Contábil e Impressora Amazonense (Impram), o evento busca contribuir para o desenvolvimento pessoal das participantes por meio de atividades voltadas para o bem-estar físico, emocional e mental, além de incentivar práticas de autocuidado e momentos de descontração, reforçando a importância de pequenos prazeres na vida diária e o direito ao autocuidado.
Inspirado pela palavra ‘Banzeiro’, que descreve o movimento das águas dos rios amazônicos, nesta sexta-feira, às 18h, o Teatro da Instalação será palco da apresentação do espetáculo “Banzeiro Manauara: Danças Urbanas e Contemporâneas pela Inclusão e Diversidade”. O evento conta com danças urbanas, regionais e elementos indígenas, e busca oferecer uma proposta interativa e inclusiva ao público. A apresentação também celebra o aniversário da cidade, festejando seus 355 anos. A entrada gratuita tem classificação etária livre.
O projeto foi contemplado pelo edital Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais Linguagens, por meio da Lei complementar nº195/2022 – Lei Paulo Gustavo por meio do Conselho Municipal de Cultura.
Feira Mística
O Centro Cultural Palácio Rio Negro recebe de quinta a domingo (31/10 a 03/11), das 9h às 21h, a 5ª Edição da Feira Mística de Manaus. Com o tema “Vassouras, Varinhas e Caldeirões!”, temática de Halloween, o evento atrai aqueles que buscam se conectar com a espiritualidade, as artes esotéricas e a cultura alternativa. O evento possui classificação etária livre e entrada franca.
O visitante também contará com uma variedade de expositores de produtos esotéricos, terapias alternativas e apresentações culturais, incluindo danças diárias. As dançarinas da Casa de Ísis – Escola de Dança do Ventre, sob a direção de Maise Ribeiro, e a Academia de Dança Adriana Amazonas, prometem trazer um toque especial de beleza e empoderamento ao evento.
Filme fantástico
Nesta sexta-feira, das 14 às 17h, o palco do Cineteatro Guarany exibe curtas e longas-metragens como parte da programação da quinta edição da Mostra Manaus Filme Fantástico. Os filmes oferecem uma janela vibrante para o cinema alternativo, com obras de diversos gêneros. O evento iniciou no dia 29 de outubro, e segue com sua programação até 14 de novembro, com entrada gratuita.
A mostra recebeu mais de 130 inscrições de curtas-metragens, além de 14 longas, incluindo produções nacionais e internacionais. Outro destaque desta edição é a homenagem ao cineasta e escritor amazonense Márcio Souza, falecido em agosto deste ano.
No sábado (02/11), não haverá programação no feriado do Dia de Finados, tendo seu retorno na segunda-feira (04/11). A programação completa estará disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), e o público é incentivado a verificar a classificação indicativa dos filmes antes de cada sessão.
Endereços
-
Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
-
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
-
Centro Cultural Palácio Rio Negro, Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;
-
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro);