A gastronomia para crianças tem avançado no Brasil com forte potencial para a educação e promoção de novos negócios

Parceria com a Companhia de Gás do Amazonas – CIGÁS garantiu espaço inédito para mini-chefs, com oficina de culinária, de sustentabilidade e de jardinagem, além de intérprete de libras e audiodescrição durante toda a programação

A Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA 2023, que começa neste sábado (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques, contará com o “Espaço Cigás para Mini-Chefs”, comandado pela Companhia de Gás da Amazonas. No evento, as crianças poderão se aventurar na criação de alguns pratos e assim viver uma experiência de estímulo da criatividade através da relação com os alimentos.

Essa é a primeira vez que a Feira inclui as crianças na sua grade de programação, com a elaboração deste espaço lúdico e inclusivo dedicado ao público infantil. No local, haverá oficinas de culinária em formato de aulas-show. O objetivo é incentivar as crianças a produzirem receitas práticas e saudáveis, com um toque regional todo especial. Os participantes receberão certificado e um kit cozinha com avental e touca, além de poder levar o alimento produzido. Para favorecer a inclusão, o ambiente contará com intérprete de libras e audiodescrição.

Outro atrativo do “Espaço Mini-Chefs” será o ambiente criativo, com oficina de sustentabilidade e jardinagem, incentivando ao plantio de sementes de plantas da nossa região. Nele, também serão promovidas oficinas de pinturas em vasos de barro, grafismo e pintura de desenhos em painéis e papel. Para participar das atividades do Espaço Mini-Chef, basta realizar inscrição, durante o evento, no balcão situado no mesmo local.

Todos os espaços foram planejados para desenvolver habilidades integrais da criança e promover o seu desenvolvimento e autoconhecimento durante as explorações, permitindo que a criatividade e a autonomia sejam desenvolvidas de forma plena e ampla.

“Nosso foco é mostrar a importância do lúdico na vivência das crianças. Queremos ativar a criatividade, através da relação com os alimentos, que é algo que contribui para o seu desenvolvimento. Com as atividades oferecidas neste espaço, queremos instigar o lado intuitivo e a imaginação para estimular a autonomia das crianças”, destaca Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas.

Feira internacional

A 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica, acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, com vários espaços destinados ao setor de alimentação fora do lar, tanto para quem já tem um negócio ou para quem busca ter acesso a novidades e tendências do mercado, e ao público em geral.

Além do Espaço Mini-Chefs, a Feira contará com exposição de produtos e serviços em cerca de 100 stands espalhados pelo local, rodadas de negócios, dicas de empreendedorismo, aulas-show com chefs renomados do universo gastronômico e palestras de aperfeiçoamento.

Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Figa tem como um dos principais objetivos realizar um intercâmbio entre chefs regionais, nacionais e internacionais, e divulgar o turismo gastronômico da nossa Amazônia para o mundo.

Entre os grandes nomes que compartilharão conhecimento no evento estão: Chef Daniela Martins (especialista em cozinha paraense), Amanda Vasconcelos (Chef especializada em comida acreana e idealizadora do restaurante Casa Tucupi e do bar Sobrado Tucupi, em São Paulo), Chef Paulo Machado (embaixador da culinária do Pantanal) e Sara Rangel (fotógrafa gastronômica).

São esperadas mais de 15.000 pessoas que devem visitar a feira, com acesso gratuito. O visitante precisa se inscrever no site: www.figa2023.com.br

Com informações da assessoria