O apresentador Fausto Silva conseguiu receber um novo coração neste domingo, 27, depois da equipe de um outro paciente recusar o órgão. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Haviam 12 pacientes que atendiam aos requisitos para receber o coração. Desses, quatro estavam priorizados, e Faustão ocupava a segunda posição nessa lista de prioridade.
“O tempo de espera por um transplante de coração, para potenciais receptores do grupo sanguíneo B, é de 1 a 3 meses. Sendo que em casos priorizados este tempo é reduzido devido a eminente condição de morte do potencial receptor”, acrescentou a secretaria.
A Central de Transplantes do Estado de São Paulo também esclareceu os critérios que segue na disponibilização dos órgãos aos pacientes:
-
Compatibilidade sanguínea (por exemplo, um receptor do grupo sanguíneo B pode receber órgãos de um doador do grupo sanguíneo B ou O e receptores AB podem receber de doadores AB B e O);
-
Critérios antropométricos entre doador e receptor, onde é definido pela equipe transplantadora uma faixa de peso e altura para os doadores ofertados para cada receptor;
-
Critérios de priorização, definidos por Lei, onde potenciais receptores que possuem risco eminente de morte, são elevados em sua posição no cadastro técnico (fila de espera).