David Assayag durante apresentação no Festival Folclórico de Parintins em 2024 (Foto: Mauro Neto / Governo do Amazonas)
O Boi Garantido decidiu, na noite de quinta-feira (6), punir o levantador de toadas David Assayag após ele se envolver em uma polêmica durante a apresentação no Carnaboi de Parintins, realizada na terça-feira (4). A decisão foi tomada dois dias após o incidente, que gerou desconforto entre os dirigentes do bumbá.
Na tarde de quinta-feira, Assayag se manifestou nas redes sociais, pedindo desculpas pela situação e reconhecendo o erro grave.
“Falhei com a galera do Boi Garantido e com aqueles que me cederam sua confiança para representar o item 02”, afirmou. O cantor também declarou que acatará qualquer decisão da diretoria do boi e reafirmou seu amor pelo Garantido.
Polêmica
Durante a apresentação no Carnaboi de Parintins, Assayag foi flagrado dizendo palavrões, errando as letras das músicas e até iniciando por engano uma canção do rival Caprichoso.
Após o ocorrido, houve uma reunião na noite de quarta-feira (5) com o presidente Fred Góes e membros da diretoria para discutir o futuro de Assayag e a escolha de seu sucessor.
Em 19 de fevereiro, Assayag havia sido anunciado como único levantador de toadas do Garantido para o festival deste ano, ocasião em que faria sua despedida do item, após mais de três décadas de carreira.
Advertência
Em nota, a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido informou que adotou as providências cabíveis conforme o seu Estatuto Social. A decisão do Conselho de Ética, do Conselho Fiscal, da Diretoria e da Comissão de Artes foi de aplicar uma advertência ao cantor pelos atos que comprometeram a seriedade e o profissionalismo da instituição.
A associação reafirmou seu compromisso com a história e cultura do Boi Garantido, destacando que situações como essa não serão toleradas.
“Qualquer pessoa ou item que represente a instituição deve respeitar sua imagem e compromisso com o 33º título”, diz o comunicado.
Apesar da decisão, o Boi Garantido não especificou qual tipo de advertência será aplicada ao levantador de toadas David Assayag.
O prefeito de Manaus, David Almeida, liderou, nesta segunda-feira, 5/5, uma visita técnica às obras do programa "Minha Casa, Minha Vida", na zona Oeste...
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que produtos químicos presentes em plásticos de embalagens de produtos estavam associados a 350 mil mortes por...