O artista lindoiense Fábio Garcia realiza no Balneário Municipal de Águas de Lindóia, até o dia 11 de Agosto(de quinta a domingo, de 10 as 13h), a exposição Amazoni-se. O trabalho é fruto da exploração temática criada após sua estada na Amazônia, através de fotos, pinturas em telas, esculturas e artesanato.
A mostra é realizada em uma cenografia de uma Oca indigena, habitada por uma onça pintada (escultura em tamanho real), com luzes e experiências sensoriais de fragrâncias da floresta. A exposição conta também com recursos audiovisuais, através de fotografias em paineis digitais, e a exibição de um documentário criado pelo autor.
Toda a exposição foi criada por Fabio Garcia, que é produtor artistico, artista plástico e turismólogo, além de ser um tripulante marítimo… “Acredito ser uma oportunidade para que as pessoas entendam a importância da Amazônia para o planeta e também para nossas vidas…”
Os visitantes além de terem acesso ao trabalho do artista via QR code, também podem adquirir lembrancinha da exposição. As visitas guiadas acontecem aos finais de semana, na parte da manhã, das 10h às 13h. A exposição tem entrada franca!
Amazoni-se
Fábio Garcia explica que o Projeto Amazoni-se surgiu após uma viagem que fez ao Amazonas em 2021.
“… eu pude encontrar várias origens, inclusive visitando uma aldeia indígena em Manaus, participando um pouquinho da vivência com os povos originários, através dos costumes, musicas, artes e a comida. Foi uma experiência inesquecível e eu prometi pra mim que quando eu fosse em outro lugar eu ia falar muito bem da Amazônia e aí isso que eu estou fazendo agora, estou relatando um pouquinho da minha experiência e mostrando para as pessoas, e principalmente para as crianças, a importância que Amazônia tem na nossas vidas e a importância de nossas atitudes para que ela continue linda e viva!”
O artista idealizou todo o projeto diante das inspirações que a viagem a Amazônia lhe despertou. Ele criou no cenário com uma grande árvore agonizando devido ao desmatamento e uma área habitada por uma onça pintada que faz uma reflexão sobre as nossas atitudes.
“A onça representa a rainha da floresta e ela está sentada sobre um tronco de uma madeira que veio da Amazônia, fruto de uma apreensão ilegal feita pelo Ibama e eu mostro nesse espaço, através de uma cenografia a importância das nossas atitudes e hábitos”, explica Fábio Garcia.
Os endereços digitas de Fábio Garcia são: Intagram: @expo_amazonia e @fabioartecraf
Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as mudanças climáticas causadas pelos extremos...