Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Museu de Numismática Bernardo Ramos abre hoje (28), a exposição “Bernardo Ramos: Moedas e Memórias”, como parte da programação comemorativa pelos 125 anos de fundação da instituição, reconhecida internacionalmente por sua relevância histórica e por abrigar um dos maiores acervos numismáticos do mundo. A iniciativa do governo do Amazonas é coordenada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece no Centro Cultural Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, Centro, com entrada gratuita.

A exposição reúne moedas, cédulas, medalhas e obras fotográficas do acervo, destacando a trajetória do museu desde suas origens na coleção pessoal de Bernardo de Azevedo da Silva Ramos. Comerciante, autodidata e pesquisador, Bernardo Ramos foi responsável por construir uma das mais importantes coleções numismáticas do país, que posteriormente deu origem ao museu.

Figura emblemática da história brasileira, Bernardo Ramos destacou-se pelo domínio de línguas como aramaico, hebraico, sânscrito e fenício. Seu legado contribuiu significativamente para o conhecimento histórico e cultural do Brasil.

Para quem deseja conhecer as peças que atravessaram séculos, a exposição Bernardo Ramos: Moedas e Memórias oferece uma oportunidade singular de acessar o acervo.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa