As atividades acontecem de 29 de outubro a 27 de novembro - Foto: Projeto Dinâmica de Fragmentos Florestais (PDBFF) / João Gabriel Lacerda

A 28ª edição do evento “Ecologia da Floresta Amazônica (EFA)” inicia no dia 29 de outubro. O EFA oferece treinamento em método científico a estudantes de pós-graduação em ecologia e áreas afins e discute a ciência realizada nas florestas úmidas da Amazônia. Esse é o principal objetivo do evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que segue com atividades pelo próximo mês, finalizando no dia 27 de novembro.

Amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital n° 001/2024 da Fapeam, a atividade em campo visa fornecer aos participantes um treinamento em método científico baseado em questões ecológicas no contexto da Amazônia. Para isso, são realizados projetos curtos em campo e discutidos a estrutura teórica do trabalho.

Além do levantamento de hipóteses biológicas, planejamento e obtenção de dados em campo, também são treinados a redação de manuscritos científicos e a comunicação oral dos projetos. O EFA é uma iniciativa do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF). Já participaram mais de 500 estudantes de pós-graduação, muitos dos quais ocupam posições de destaque em universidades, institutos de pesquisa, instituições governamentais e não-governamentais.

Uma das coordenadoras do evento e doutora em Biologia (Ecologia), Flávia Delgado Santana, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), tem a expectativa de que seja um evento proveitoso para os participantes alunos de pós-graduação e também para os palestrantes.

“Pela natureza imersiva do evento, permite muitas trocas de experiências entre os participantes e ajuda a fomentar futuras redes de colaborações para pesquisas na região. Espero que o evento atraia novos pesquisadores para a Amazônia e contribua para a discussão de questões atuais sobre o entendimento e manutenção dos ecossistemas amazônicos”, concluiu.

O EFA é destinado a alunos da pós-graduação em início da carreira científica e conta com palestrantes nacionais e internacionais. A edição deste ano terá a participação de 20 alunos selecionados de pós-graduação e, ao longo do curso, a presença de 25 palestrantes.

A programação é composta por palestras, minicursos e desenvolvimento de projetos de pesquisa de curta duração. As palestras são ministradas pelo corpo docente do Inpa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre outras instituições nacionais e enfocam questões variadas relacionadas às suas respectivas áreas de atuação científica.

Os minicursos são divididos em 1) ecologia e evolução da Amazônia; 2) desenvolvimento de projetos de pesquisa; 3) redação de manuscritos científicos; e 4) apresentações orais. Saiba mais informações sobre a expedição em: https://sites.google.com/site/ecologiadaflorestamazonica

Foto: Projeto Dinâmica de Fragmentos Florestais (PDBFF) / João Gabriel de Almeida

Apoio da Fapeam

“O apoio da Fapeam viabilizou a ocorrência do evento e principalmente permitiu que tivéssemos nessa edição a participação de palestrantes internacionais. Sem a Fapeam, a realização do evento seria inviabilizada”, afirmou.

O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/