Preço médio da gasolina nos postos teve queda de 0,8%, para R$ 5,69 por litro, na semana entre os dias 22 e 28 de outubro - Foto: Daniel Teixeira / Estadão

Optar pelo etanol ao invés da gasolina é mais vantajoso em 13 estados e no Distrito Federal. É o que analisa ao Terra a partir da média de preços de combustíveis de cada estado, divulgados em levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Como já mostrado pelo Terra, desde que os carros flex se popularizaram em meados dos anos 2000, a regra mais divulgada para decidir entre álcool ou gasolina é a dos 70%.

Isso porque, de maneira geral, o consumo dos automóveis costuma ser 30% maior com o combustível vegetal. Desse modo, para que abastecer com álcool seja ‘mais barato’, seu preço deve ser equivalente a, no máximo, 70% do preço da gasolina. Caso contrário, o derivado de petróleo continuaria sendo mais vantajoso para o bolso.

Para calcular essa relação, basta multiplicar o preço do álcool por 100 e dividir pelo preço da gasolina: se o resultado for maior que 70, o valor mais baixo não compensa o consumo maior.

Fazendo essa conta, a partir da média dos valores dos combustíveis publicados pela ANP nesta segunda-feira, 19, referentes à coleta semanal feita entre os dias 11 e 17 deste mês, vale a pena trocar a gasolina pelo etanol nos estados:

  1. Acre

  2. Alagoas

  3. Bahia

  4. Distrito Federal

  5. Goiás

  6. Mato Grosso

  7. Mato Grosso do Sul

  8. Minas Gerais

  9. Paraíba

  10. Paraná

  11. Pernambuco

  12. Rio de Janeiro

  13. São Paulo

  14. Tocantins

No geral, as regiões com diferenças mais vantajosas em que o etanol se destaca frente a gasolina são o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Tocantins.

Em contrapartida, não vale a pena optar pelo etanol nos estados:

  1. Amazonas

  2. Ceará

  3. Espírito Santo

  4. Maranhão

  5. Pará

  6. Piauí

  7. Rio Grande do Norte

  8. Rio Grande do Sul

  9. Rondônia

  10. Roraima

  11. Santa Catarina

Vale destacar: Com a modernização dos motores, a regra dos 70% pode não representar a realidade para todos os automóveis no mercado. Quando o carro apresenta um bom rendimento com etanol, pode valer a pena abastecer com ele mesmo que o preço esteja na casa dos 75%.

Preços

Confira na íntegra a média dos valores divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de cada estado e no Distrito Federal:

Tabela: Reprodução / Terra

*Com informações de Terra