Optar pelo etanol ao invés da gasolina é mais vantajoso em 13 estados e no Distrito Federal. É o que analisa ao Terra a partir da média de preços de combustíveis de cada estado, divulgados em levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Como já mostrado pelo Terra, desde que os carros flex se popularizaram em meados dos anos 2000, a regra mais divulgada para decidir entre álcool ou gasolina é a dos 70%.
Isso porque, de maneira geral, o consumo dos automóveis costuma ser 30% maior com o combustível vegetal. Desse modo, para que abastecer com álcool seja ‘mais barato’, seu preço deve ser equivalente a, no máximo, 70% do preço da gasolina. Caso contrário, o derivado de petróleo continuaria sendo mais vantajoso para o bolso.
Para calcular essa relação, basta multiplicar o preço do álcool por 100 e dividir pelo preço da gasolina: se o resultado for maior que 70, o valor mais baixo não compensa o consumo maior.
Fazendo essa conta, a partir da média dos valores dos combustíveis publicados pela ANP nesta segunda-feira, 19, referentes à coleta semanal feita entre os dias 11 e 17 deste mês, vale a pena trocar a gasolina pelo etanol nos estados:
-
Acre
-
Alagoas
-
Bahia
-
Distrito Federal
-
Goiás
-
Mato Grosso
-
Mato Grosso do Sul
-
Minas Gerais
-
Paraíba
-
Paraná
-
Pernambuco
-
Rio de Janeiro
-
São Paulo
-
Tocantins
No geral, as regiões com diferenças mais vantajosas em que o etanol se destaca frente a gasolina são o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Tocantins.
Em contrapartida, não vale a pena optar pelo etanol nos estados:
-
Amazonas
-
Ceará
-
Espírito Santo
-
Maranhão
-
Pará
-
Piauí
-
Rio Grande do Norte
-
Rio Grande do Sul
-
Rondônia
-
Roraima
-
Santa Catarina