Foto: Alonso Júnior

Neste sábado (7), às 20h, a Casa Barravento (Avenida Jonathas Pedrosa, 1166, Praça 14) abre as portas para receber o público na nova temporada do espetáculo “Sobrevivências”. O solo de palhaçaria segue em cartaz nos dias 13 e 14 de setembro, com entrada gratuita.

Em cena, o palhaço Caco, interpretado por Jean Palladino, vai demarcar terras afetivas em um mapa memorial de suas vivências, buscando reconstituir os caminhos negados pela história, rabiscando futuros possíveis, para ele, para os que vieram antes dele e para os que virão.

“’Sobrevivências’ reflete sobre as vivências de um afroameríndio do Norte do Brasil, região cujas identidades étnicas se misturam e se confundem como resultado das violências cometidas desde a chegada dos colonizadores em nosso solo”, define Jean Palladino, que assina a dramaturgia.

Segundo Palladino, partindo destas realidades, o palhaço Caco busca se identificar consigo mesmo numa busca autoetnográfica, sem ter registros orais nem escritos de suas raízes, em uma época em que todos estão em retomada.

“O objetivo do palhaço é apenas encontrar um lugar seguro para viver, mas sua jornada é repleta de golpes, que, por vezes, o soterram numa montanha de questões cada vez mais difíceis de serem respondidas”, comenta o ator.

“Sua busca o leva à urgência da demarcação de territórios, traçando um mapa afetivo de suas origens, para entender de onde veio para enfim determinar para onde vai”, completa Palladino.

A ficha técnica de “Sobrevivências” conta com a direção, trilha sonora e iluminação de Alexandre de Sena, colaboração artística e apoio técnico de Francine Marie, figurino de Dione Maciel e assessoria de imprensa de Manuella Barros.

O projeto foi contemplado no edital nº 04/2023 da Lei Paulo Gustavo, pelo chamamento público para o povo negro, operacionalizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Casa Barravento

Com três anos em atividade em Manaus, a Barravento é uma casa de cultura e grupo de circo-teatro gerido pelos artistas Francine Marie e Jean Palladino. A companhia especializada em palhaçaria participou de festivais e mostras de teatro e circo no Brasil como Festival Palco Giratório em Porto Velho/RO, 3º Festival Nacional de Teatro de Passos, Mostra Sesc Cariri de Culturas, 15º Feverestival.

A casa de cultura foi contemplada em editais municipais de intercâmbio e circulação. Em 2021 abrem o Centro Cultural Barravento localizado no bairro Praça 14, que abraça a comunidade artística e investe em uma infraestrutura voltada para atividades circenses, de formação e intercâmbio, além de uma programação com shows, espetáculos e festivais, desenvolvendo desde então um impacto significativo na cena cultural da cidade.

Com informações da assessoria