Foto: João Viana / Semcom

A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 16/2, o primeiro grito de Carnaval do “Empreende Folia 2025”, evento promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). A festa reuniu mais de 500 pessoas no calçadão do complexo turístico Ponta Negra, promovendo a valorização do empreendedorismo local.

A concentração do evento aconteceu na Feira do Empreendedor, localizada no calçadão do complexo turístico Ponta Negra. No espaço, mais de 40 artesãos expõem os produtos de quarta a domingo. Segundo o titular da Semtepi, Alonso Oliveira, a iniciativa buscou fortalecer a economia criativa e gerar oportunidades e visibilidade para os pequenos negócios.

“Nosso objetivo é proporcionar visibilidade aos empreendedores locais, integrando cultura e negócios em um evento que celebra não apenas o Carnaval, mas também o talento e o esforço de quem movimenta a economia criativa da nossa cidade”, destacou o secretário.

A tradicional banda carioca Cordão da Bola Preta foi a grande atração do evento, trazendo ao público a energia do Carnaval do Rio de Janeiro. A banda liderou o desfile que saiu da Feira do Empreendedor e seguiu até a Casa de Praia Zezinho Corrêa.

“O ‘Empreende Folia’ é um evento muito importante, porque ajuda os empreendedores a ganharem mais reconhecimento e atrair um público maior. Já podemos ver que o evento está reunindo muitas pessoas, e isso traz uma expectativa muito alta para as vendas. Além disso, vejo que a Prefeitura de Manaus tem dado um grande apoio aos empreendedores, proporcionando mais oportunidades e fortalecendo o nosso trabalho”, afirmou a empreendedora do calçadão da Ponta Negra, Christieri Alves.

Idosos na folia

O “Empreende Folia” também contou com a participação da Fundação Doutor Thomas (FDT), com mais de 60 idosos da instituição. O “Bloquinho dos Idosos” levou o tema “Alegria Sim, Violência Jamais!” pelas ruas do complexo turístico Ponta Negra, ressaltando a importância da proteção e respeito aos direitos dos idosos.

“É uma imensa satisfação ver nossos idosos participando ativamente deste grande evento. O Carnaval é uma celebração de alegria e inclusão, e iniciativas como essa reforçam a importância de proporcionar lazer, cultura e interação social para as pessoas idosas. Hoje, contamos com a presença de idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e de frequentadores do Parque Municipal do Idoso, mostrando que a festa é para todos. Esses momentos são importantes para promover a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas idosas”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas, Eduardo Lucas.