Investimentos propostos pelo parlamentar beneficiam maioria da população do estado, ao garantir mais segurança e conforto aos usuários dos portos e dos transportes fluviais - Foto: Assessoria

O deputado federal Saullo Vianna apresentou emendas ao Orçamento da União de 2025, que preveem investimentos em um conjunto de ações de reparos na infraestrutura dos municípios e em Manaus, além de investimentos em turismo, importante fonte de geração de empregos e renda aos amazonenses.

Junto à Comissão de Viação e Transportes, Saullo Vianna protocolou emenda que visa levar internet de alta velocidade a todos os portos públicos, de modo a disponibilizar a conectividade aos usuários nos municípios mais distantes.

Além disso, propõe a criação de um Centro de Controle Integrado, que atuará com câmeras e monitoramento via satélite, garantindo o acompanhamento da infraestrutura destes locais e contribuindo com a seguranças das populações ribeirinhas.

“Tendo em vista que os nossos rios são as nossas estradas e que a principal forma de transporte é por meio fluvial, vamos, com essa emenda, dar mais segurança aos usuários dos portos e aos municípios ribeirinhos. Ao mesmo tempo, também poderemos acompanhar as condições de infraestrutura dos nossos portos, podendo fazer os reparos com mais agilidade”, afirmou Vianna.

Na Comissão de Turismo da Câmara, Saullo Vianna apresentou duas emendas ao orçamento que buscam aprimorar a infraestrutura turística de Parintins, com melhorias no porto do município que tragam mais conforto aos seus usuários.

Uma delas garante a implementação de um portal, bancos, pinturas e elementos da cultura local, de modo a destacar o potencial turístico de Parintins. “Por conta do nosso festival, o Porto de Parintins recebe milhares de usuários que esperam, às vezes, horas para o embarque, em altas temperaturas. Daí a ideia de climatizar estes espaços, dar mais acessibilidade e conforto para os passageiros que vão ao município”, complementou Saullo Vianna.

Outro projeto que o parlamentar amazonense priorizou em suas propostas de emenda ao orçamento foi a destinação de recursos, por meio da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, à Defesa Civil para ações de resposta, proteção e reconstrução da infraestrutura dos municípios decorrentes de desastres ambientais ou eventos climáticos extremos.

Emendas de mais de R$ 1 bilhão- Após reunião da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, comandada pelo coordenador, senador Omar Aziz (PSD-AM), uma boa notícia. O total de emendas de bancada, individuais e de comissão, que estarão disponíveis para benfeitorias ao estado e confirmadas até o momento, ficou em R$ 1,283 bilhão. Boa parte dos investimentos será direcionada para ações de saúde e infraestrutura.