eVtol da Embraer deve começar a ser fabricado em meados de 2026 - Foto: Divulgação

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer apresentou neste domingo (21) seu primeiro protótipo de “carro voador” durante o Farnborough Airshow, na Inglaterra. A empresa trabalha no projeto desse veículo desde 2017 e até criou uma divisão única para tocar o projeto, a Eve Air Mobility.

A aeronave apresentada neste domingo é um eVTOL e irá passar por uma rigorosa bateria de testes para “avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança”, segundo a Eve.

Apesar de chamados de “carros voadores”, esses veículos se assemelham mais a helicópteros, e até compartilham o mesmo conceito VTOL. Em inglês, a sigla significa “vertical takeoff and landing”, ou seja, é um veículo de decolagem e pouso vertical.

A diferença acaba sendo que os helicópteros contam com dois rotores (um principal e um na cauda) enquanto os eVtols contam com mais motores e são 100% elétricos.

Realidade ainda é distante

Segundo a Eve, os primeiros eVtols da empresa estarão em funcionamento somente em 2026. A fabricante já conta com cerca de 2.850 cartas de intenção de compra dos veículos elétricos, antes mesmo da apresentação de um protótipo funcional.

A promessa é que os voos de eVtols sejam mais acessíveis que os voos de helicópteros e o uso desses veículos seja restrito a operadores de helicópteros e companhias aéreas. Empresas de transporte como a Uber, possuem grande interesse nesse tipo de veículo e apostam que esses veículos podem revolucionar a mobilidade urbana.

*Com informações de IG