O guia foi desenvolvido pelo WWF-Brasil em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e está disponível para download gratuito (Imagem: Maurício de Sousa Produções)

Se depender do Chico Bento, as crianças do Brasil vão começar 2025 plantando sua própria comida! O personagem de Maurício de Sousa é o protagonista do “Guia para ter uma Horta em Casa (ou em Qualquer Lugar)”. A publicação é gratuita e está disponível no wwf.org.br/cartilhahorta – mais uma parceria da Mauricio de Sousa Produções e o WWW-Brasil.

Chico Bento, embaixador do WWF-Brasil, incentiva crianças e jovens a colocarem a mão na terra, mostrando que qualquer pequeno espaço pode ser facilmente usado para cultivar alimentos nutritivos e saborosos.

O guia tem 36 páginas ilustradas com Chico Bento e sua turma. Além de revelar 10 motivos para iniciar sua horta, o caipirinha mais amado do Brasil mostra as etapas a serem seguidas desde o planejamento até a colheita, quando é possível experimentar as delícias produzidas.

Chico Bento, que se consolidou como uma figura presente da cultura brasileira, é conhecido por representar a simplicidade, o respeito à natureza e os valores do interior do Brasil, encantando o público com seu jeito genuíno e cativante.

A cartilha também dá dicas para avaliar o tipo de solo e de como escolher espécies de acordo com o clima; faz alertas sobre as necessidades de voluntários e manutenção; traz receitas de defensivos naturais preparados a partir de substâncias não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente; e está repleta de passatempos que vão deixar a preparação da horta ainda mais divertida.

Bom para as pessoas e para o planeta

“Ter sua própria horta orgânica também é bom para o meio ambiente, pois dispensa o uso de insumos químicos e diminui os gastos com transporte e combustível, que impactam o planeta. Se a colheita e a distribuição forem bem-organizadas, há menos desperdício de recursos e alimentos”, diz Luiza Soares, analista de conservação do WWF-Brasil.

Cultivar uma horta caseira oferece muitas vantagens: garante acesso a ingredientes frescos e saudáveis, permite economizar no mercado ou na feira, além de promover a união entre as pessoas envolvidas nesta atividade.

“Uma horta contribui para a conexão das pessoas com a natureza, o que é fundamental para termos uma sociedade pronta para avaliar os cenários e seus hábitos de forma consciente sob a perspectiva socioambiental”, completa Luiza.

Essa é a quinta cartilha desenvolvida pelo WWF-Brasil em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Trabalhando em conjunto pela conscientização e educação em defesa da natureza desde 2014, às instituições já produziram centenas de páginas em revistinhas e posts em redes sociais, além de dezenas de materiais educativos (cartilhas, infográficos, livros, gibis e animações especiais) que, de forma lúdica e didática, mostram a importância da conservação e restauração da natureza.

“Chico Bento é um personagem inspirador e que conecta a natureza de maneira prática e divertida no universo de jovens e crianças. Com a cartilha do WWF-Brasil, queremos mostrar que cuidar do meio ambiente pode começar em casa, com pequenos gestos que fazem uma grande diferença, reforçando valores essenciais como sustentabilidade e respeito ao planeta”, destaca Marcos Saraiva, diretor-executivo da Mauricio de Sousa Produções.

Com informações da Ciclo Vivo / Terra