Foto: Kelvin Dinelli

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) e 200 voluntários realizaram ontem (21), uma grande ação ambiental para retirar o lixo acumulado na Orla do São Raimundo, na Zona Oeste da capital. Cerca de 600 sacos de lixo foram coletados no local.

A foz da bacia hidrográfica do São Raimundo, também conhecida como Orla do São Raimundo, localizada na confluência da ponte do bairro de Aparecida e São Raimundo, que abrange os bairros da Glória, Matinha e Presidente Vargas, está com altos níveis de poluição provocada por acúmulo de lixo deixado pela descida das águas do Rio Negro gerando grave ameaça ao meio ambiente.

Como forma de combater os danos ambientais no local, o vereador Rodrigo Guedes reuniu mais de 200 voluntários para limpar as margens da Orla do São Raimundo, em quatro horas de ação foram recolhidos, aproximadamente, 600 sacos de resíduos que estavam acumulados no local. A intenção do vereador e dos parceiros da ação é diminuir o volume do lixo antes da subida das águas.

“Realizamos uma grande ação e quem ganha é o meio ambiente! Infelizmente, o poder público municipal deixou a Orla do São Raimundo cair no esquecimento e com a seca vários resíduos ficaram acumulados prejudicando o meio ambiente. Conseguimos reunir várias pessoas e tiramos juntos mais de 600 sacos de lixo do local, mas ainda assim é necessário que a Prefeitura de Manaus realize uma ação de limpeza na Orla do São Raimundo com urgência e vamos continuar cobrando essas ações ambientais já!”, declarou o vereador.

Segundo uma das participantes e idealizadoras da ação, Helena Dantas, o mutirão era necessário e urgente para reduzir os problemas que o lixo pode causar.

“Necessário, a primeira palavra que posso dizer sobre a ação. Sabemos da enorme dificuldade que vivemos atualmente em relação aos inúmeros problemas ambientais na nossa cidade, que em tese, era pra ser pioneira na proteção ao ecossistema, infelizmente é umas das cidades do Brasil mais carentes nesse meio. Essa ação é muito simbólica, pois mostra o caminho certo a seguir, a educação ambiental, que mitiga a poluição e acúmulo excessivo de resíduos em locares inadequados”, comentou.

A ação contou com a participação de várias instituições, entre elas o Grupo Queiroz, Projeto Iguatu Igarapés Limpos, Fórum Ambiental Sustentável, Reciclo Manaós, Águas de Manaus e Drivethru Ambiental.

Com informações da assessoria