Menos de seis meses após a inauguração, o Pier Manaus 355, conectado ao Mirante Lúcia Almeida, começa a se consolidar como equipamento turístico de forte relevância para a atividade de passeios. É o que afirmam empresários do setor que experimentam um aquecimento constante na procura por diferentes pacotes que vão desde o trajeto até o Encontro das Águas, com mergulho com os botos, até visitas a comunidades indígenas nas proximidades de Manaus, passando pela pesca esportiva de pirarucus em viveiros móveis.
A movimentação diária de barcos e lanchas que ancoram no Pier 355 sinaliza para a perspectiva de ainda maior aquecimento para o setor com a proximidade do início da temporada de cruzeiros, prevista para o fim de 2024 ou início de 2025, atraso provocado pela estiagem severa deste ano.
Mas não são apenas os barcos de passeios turísticos que encontraram no píer um suporte eficiente para suas atividades. Embarcações de transporte de passageiros, em grande parte trabalhadores de áreas ribeirinhas, também estão migrando do Roadway e da Manaus Moderna para o ambiente considerado mais limpo e seguro para embarque e desembarque das pessoas.
A afirmação é do empresário Francisco Carvalho que integra um grupo de 57 agências especializadas em passeios turísticos com operações há 14 anos na atividade. Das 57 agências, apenas seis ainda não utilizam o Pier 355 e permanecem em outros pontos da cidade. “As agências ainda operam no Roadway, na Manaus Moderna e no São Raimundo, mas quase todas já têm o foco principal nessa estrutura construída pela Prefeitura de Manaus. Estamos avançando para outro patamar”, afirma o empresário que já articula junto aos parceiros de atividade, novos projetos para apresentar ao prefeito David Almeida, entre eles uma estrutura para o receptivo de turistas no ambiente do Mirante Lúcia Almeida.
Francisco Carvalho explica que a estrutura do Pier 355 vai além de ampliar o nível da atividade para oferecer serviços de melhor qualidade para os turistas e moradores de Manaus. “Com essa nova fase no nosso setor, embarcações que estavam paradas por conta do fim de operações no São Raimundo, estão de volta ao trabalho e isso gera renda para os empresários e trabalhadores de embarcações, além de melhorar o atendimento aos nossos clientes. O pier trouxe benefícios pra todos nós”, comemora Carvalho.
Menos de um ano entre projeto e inauguração
O Pier Manaus 355 foi inaugurado no início de junho, menos de um ano após o início das obras em um estaleiro na zona Oeste, em agosto de 2023, que envolveu um total de três frentes, incluindo o porto, as pontes e as poitas.
Segundo a assessoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a obra poderia ter sido entregue antes, porque as etapas da construção obedeceram à determinação de agilidade, feitas pelo prefeito David Almeida, mas os problemas de trafegabilidade no rio Negro, provocados pela seca extrema, impediram que as peças fossem transportadas sem as condições adequadas.
A primeira estrutura, a do maior atracadouro (flutuante), mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. As poitas funcionam como as âncoras onde o porto está amarrado, ficando no meio do rio. Além do atracadouro principal, o píer tem mais três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas, cada). Outros dois flutuantes de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros por 12 metros e pesam 62 toneladas, cada.
A obra do Pier Manaus 355 foi orçada em R$ 32 milhões e foi licitada junto com o Mirante Lúcia Almeida, Largo de São Vicente e Casarão Thiago de Mello, segundo a assessoria.
Porto da Manaus Moderna atraca em burocracias
A modernização do Porto de Manaus é considerada por autoridades e especialistas em transporte hidroviário de cargas e passageiros como uma obra estratégica para a economia do Amazonas, mas os trâmites para tirar o projeto do papel e garantir que os benefícios previstos e apresentados em audiência pública em junho deste ano, no auditório da Suframa, cheguem à população do Amazonas seguem atracados em ajustes e burocracia de processos internos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A previsão de licitação para o projeto básico das obras apontava para o mês de setembro e foi discutida nesse encontro com a participação do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), dos deputados federais Sidney Leite (PSD-AM) e Saullo Vianna (União-AM), do diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Erick Moura, do assessor de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério dos Transportes, Donmarques de Mendonça, do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Uma obra com muitos benefícios
A futura Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) da Manaus Moderna é uma das principais iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal no Amazonas, com um investimento de R$ 522 milhões.
A obra deve beneficiar diretamente quase dois milhões de pessoas que utilizam a via fluvial mensalmente, especialmente no interior onde o transporte de passageiros e cargas é a principal forma de mobilidade devido à precariedade e ao alto custo do sistema de aviação regional.
A instalação portuária pública, no rio Negro, ao lado do porto privatizado da capital, será, na opinião de especialistas, um marco na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas da região.
Cerca de um ano para ajustes no projeto
Segundo a assessoria do Dnit, as intervenções no projeto são necessárias para atender a várias ponderações de instituições públicas e privadas que participaram da audiência pública, entre elas diversas alterações no trânsito das áreas de entorno do Porto de Manaus e nas regiões impactadas pelo processo de logística, principalmente de embarque e desembarque de cargas.
A previsão de conclusão do projeto, já com os ajustes, é para o primeiro semestre de 2025, ainda segundo a assessoria, com a possibilidade de haver uma nova audiência pública para validação das mudanças incorporadas.
Para fortalecer a luta antirracista e o combate à discriminação racial, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),...