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As vendas no e-commerce do Grupo Tapajós cresceram 319,30% em 2024 na comparação com o ano anterior. Para sustentar essa expansão, a empresa investiu mais de R$ 1 milhão na plataforma e planeja novos investimentos em 2025 para a consolidação de sua presença no mercado digital da região Norte, onde é líder no varejo farmacêutico físico, com as redes Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma.

Desde 2022, quando implementou seu sistema de compras on-line, o crescimento no e-commerce da empresa tem sido contínuo, acompanhando a tendência nacional. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das vendas on-line no Brasil atingiu R$ 204,3 bilhões em 2024 e deve chegar a R$ 234,9 bilhões em 2025, um avanço de 14,9%. “Nossa estratégia é consolidar a presença digital de maneira gradual e consistente, e o próximo passo é a expansão para Boa Vista, que deve ocorrer no primeiro semestre deste ano”, afirma Wili Garcez, CEO do Grupo Tapajós.

Na esteira das novidades, ele diz que a empresa também pretende lançar um aplicativo próprio e um novo sistema de e-commerce, ampliando as opções de pagamento, convênios, programa de fidelidade e outras vantagens exclusivas. A expectativa é que, em 2025, o faturamento das vendas on-line cresça mais de 46%.

Praticidade e novos hábitos

Para consumidores como a servidora pública Marinete Cardoso, 51, a compra on-line de medicamentos se tornou uma opção assertiva. “Quando estou em casa, considero muito mais prático do que ir até a farmácia. Vale muito mais a pena pagar uma taxa de entrega do que precisar sair, enfrentar trânsito e gastar gasolina”, comenta.

As compras podem ser feitas diretamente pelo site ou aplicativo das farmácias, além de serviços de delivery. “Gosto de pedir pelo WhatsApp, porque posso enviar a foto da receita médica, o que facilita muito”, diz Marinete.

Produtos mais vendidos

Nos últimos anos, as farmácias deixaram de ser apenas um estabelecimento para compra de medicamentos, tornando-se espaços de saúde e bem-estar mais completos. Resultado destas mudanças, duas categorias de produtos fora da classe de remédios se destacam no e-commerce do Grupo Tapajós: nutrição infantil e suplementação fitness.

“Isso ocorre devido à conveniência de compra de itens recorrentes, como fórmulas infantis e suplementos, impulsionadas pela tendência crescente de bem-estar e saúde. Campanhas atrativas e um público digitalmente ativo reforçam esse crescimento, refletindo mudanças nos hábitos de consumo e a alta frequência de recompra”, destaca Gustavo Garcez, supervisor de marketing digital da empresa.

Desafios e segurança

Apesar da expansão do e-commerce, muitos desafios logísticos ainda precisam ser superados na região Norte, repleta de grandes barreiras naturais. Gustavo Garcez ressalta que as empresas precisam estar atentas a esses pontos para garantir eficiência. “O Grupo Tapajós adaptou sua logística e fortaleceu sua estratégia de last-mile, investindo em entregas rápidas e na integração com serviços de delivery locais, ao mesmo tempo que contribui para movimentar a economia da região”, destaca.

Outra atenção da companhia é para que o cliente faça uma transação 100% segura e prática. Para isso, instituiu um sistema antifraude mais robusto, que reduz o tempo de aprovação das compras para menos de 15 minutos. “Também ampliamos as opções de pagamento e investimos na aquisição de imagens e descrições diretamente com as indústrias, facilitando a escolha mesmo em ambiente digital”, conclui.

Com informações da assessoria