Debate reforça a importância da conscientização cidadã e da integração de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na capita - Fotos: Cleuton Silva e Eder França / Dicom
Os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateram, nesta terça-feira (4 de novembro), durante o Grande Expediente da 97ª Sessão Ordinária, sobre ações voltadas à melhoria da cidade, destacando temas ligados à educação, limpeza pública e à causa animal.
O vereador Gilmar Nascimento (Avante) apresentou a educação como uma alternativa efetiva para promover a conscientização social e o cuidado com os espaços públicos.
“Temos que fazer políticas nas escolas para orientar nossas crianças, que a cidade é nossa, as praças são nossas, que as ruas são nossas e que é um local de interesse coletivo, fazendo parte da nossa casa”, propôs o vereador Gilmar.
Saúde animal é debatida no plenário da CMM
Ainda durante a sessão, os vereadores discutiram pautas relacionadas à saúde animal e ao meio ambiente. Em destaque, esteve a preocupação com o tratamento da esporotricose e o amparo oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O vereador Raulzinho (MDB) abordou o Projeto de Lei de autoria do vereador Aldenor Lima (União Brasil), que possibilita a compra de medicamentos para o tratamento da doença com custo reduzido. Raulzinho também relembrou sua atuação na revitalização do CCZ, ressaltando as melhorias implementadas no local e os impactos positivos para o bem-estar dos animais.
“Hoje, a capacidade do Centro de Zoonoses aumentou, principalmente na questão das castrações, e também os castramóveis estão funcionando. Se formos pegar os dados de três ou quatro anos atrás, o serviço de castração mudou muito em atendimento, porque antigamente não havia nem profissionais”, explicou o vereador Raulzinho.
Contribuindo para o debate, o vereador Sérgio Baré (PRD) apresentou dados sobre o trabalho desenvolvido pelo CCZ, destacando a ampliação dos serviços oferecidos. Segundo ele, o centro realiza consultas e exames com resultados no mesmo dia, além de tratamentos de animais com esporotricose, o que contribui para a erradicação da infecção.
“Só este ano já foram realizadas mais de seis mil castrações, tanto na sede do CCZ quanto nos bairros, por meio do castramóvel. Além disso, o CCZ também promove capacitações e palestras educativas de formação técnico-profissional em faculdades de medicina veterinária e em unidades básicas de saúde”, relatou o vereador Sérgio Baré.
Os parlamentares reforçaram que as ações de educação, conscientização e políticas públicas integradas são fundamentais para garantir o bem-estar animal, a preservação ambiental e a manutenção da limpeza urbana.
O coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD-AM), reuniu-se na tarde desta terça-feira (4) com os demais parlamentares amazonenses...