A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) divulgou, no domingo (11/01), os números atualizados do Hospital Público Veterinário do Amazonas (HPVet-AM). Em 100 dias de funcionamento, a unidade já ultrapassou a marca de 140 mil procedimentos e mais de 15 mil animais atendidos, consolidando-se como referência no atendimento veterinário público e gratuito no Amazonas.
Inaugurado pelo governador Wilson Lima, em 4 de outubro de 2025, o hospital possui estrutura de grande porte, atendimento clínico e cirúrgico, além de serviços de diagnóstico por imagem, enfermagem, teleatendimento e suporte em situações de urgência e emergência.
“O volume expressivo de atendimentos nos primeiros meses revela uma forte demanda reprimida por assistência veterinária pública, principalmente entre famílias que não tinham condições de arcar com consultas e tratamentos na rede privada”, relatou a secretária da Sepet, Joana Darc.
Ao longo desses 100 dias, o hospital já contabiliza mais de 102 mil procedimentos de enfermagem, mais de 12 mil consultas clínicas, mais de 10 mil exames de raio-X e quase 3 mil exames de ultrassonografia. Também foram realizadas mais de 3 mil cirurgias, além de mais de 4 mil procedimentos anestésicos e cerca de 3,7 mil teleatendimentos, que auxiliam na triagem e orientação dos tutores. Ao total, mais de 140 mil procedimentos foram realizados na unidade.
Melhoria dos serviços
A ampliação desse acesso representa também avanço nas políticas públicas de proteção animal e na promoção da saúde única, que integra saúde humana, animal e ambiental.
Segundo a secretária Executiva da Sepet, Leda Maia, os atendimentos englobam desde casos de atropelamento, acidentes domésticos e maus-tratos até doenças clínicas e cirúrgicas, além do acompanhamento de animais com condições crônicas, tudo isso para melhorar os serviços da unidade.
“Durante esses cem dias, nós nos desafiamos a transformar os serviços para que sejam os melhores para a população e para os animais, então constantemente nós estamos aprimorando serviços desde a entrada, a recepção, até o procedimento de triagem, consultas médicas, cirurgias e internação”, ressaltou.
Atendimento 24 horas
O HPVet-AM funciona 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, garantindo assistência imediata em situações que oferecem risco à vida ou exigem intervenção rápida. A industriária Leidiana Silva não sabia da existência da unidade hospitalar, mas, ao tomar conhecimento, levou seu cachorro para uma consulta completa em pleno Natal.














