A Chamada Elos da Amazônia 2022 – Edição Castanha-do-Brasil e Óleos Vegetais está com inscrições abertas para sua segunda edição até 6 de fevereiro. A chamada é nacional e acontece de forma virtual e contará com vários reconhecimentos, distribuídos para dez tecnologias inovadoras, cinco de cada cadeia, que se proponham a solucionar desafios enfrentados por cadeias produtivas da Amazônia.
A chamada é realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia e financiada pela Partnerships for Forests (P4F), um programa do governo do Reino Unido, e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação internacional.
Apesar de serem produtos amplamente conhecidos e comercializados, as cadeias da Castanha-do-Brasil e dos Óleos Vegetais ainda possuem diversos desafios a serem superados, que permeiam todas as etapas, desde a sua extração até a distribuição para o consumidor final.
“Estamos atuando na promoção de iniciativas para justamente identificar os elos que já estão maduros, ajudá-los a se consolidar e sair da escala de projeto. Já existem várias iniciativas, pesquisas acadêmicas, propostas e ideias que precisam ganhar força e crescer, contribuindo para o impacto social e ambiental positivo para a Amazônia”, afirma o coordenador do PPBio, Carlos Gabriel Koury.
Os participantes podem ser pessoas físicas ou jurídicas que atendam aos critérios estabelecidos pela chamada. As cinco melhores soluções de cada cadeia farão parte do ciclo de formação das comunidades de bionegócios, recebendo desde apoio para preparação de projetos para receber aporte, via P&D, de até R$700 mil em recursos diretos ou serviços.
Informações como inscrição, edital e premiação podem ser conferidas no site www.elosdaamazonia.org.br
*Com assessoria