Na próxima segunda-feira (3), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) vai retomar os trabalhos legislativos em Brasília mais fortalecido e com reconhecimento nacional por sua atuação para aprovar a Reforma Tributária. O parlamentar aproveitou o recesso com a família no Amazonas para reunir com autoridades, confirmar laços políticos e visitar veículos de comunicação explicando à população amazonense os efeitos da nova matriz de tributos e a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Em entrevista nesta terça (28) ao programa Valdir Correia – O Garotinho, na Rádio Difusora, Eduardo Braga confirmou sua pré-candidatura à reeleição em 2026 e o alinhamento com o senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito de Manaus David Almeida, descartando especulações de que o grupo político liderado por ele já tivesse ruído.
“Sou pré-candidato a reeleição sim. Tenho trabalhado e buscado junto ao povo do Amazonas e junto ao povo de Manaus para mostrar a importância que nós temos tido em Brasília para garantir conquistas ao estado do Amazonas”, disse o senador.
Reconhecimento local e nacional
Reeleito líder do MDB no Congresso ainda em dezembro, Eduardo Braga vai voltar em 2025 mais forte para cumprir mais dois anos de seu segundo mandato consecutivo de senador, além do reconhecimento pela Reforma Tributária nos últimos dois anos, incluindo sua relatoria na fase da emenda constitucional.
Durante uma confraternização no final de 2024, Eduardo Braga reuniu numa casa de evento em Manaus inúmeras autoridades, prefeitos do interior e lideranças de diversos partidos, ressuscitando a figura do grupo que no passado já foi liderado por Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes, por exemplo.
Prestando contas à população
Na semana passada, em entrevista à Rede Amazônica, o relator do PLC 68/2024 fez questão de ser didático ao explicar os benefícios para o Brasil e para o Amazonas com a nova matriz de tributos, sancionada pelo presidente Lula. Braga falou da criação do tributo único, do imposto zero para a cesta básica, o cashback e a manutenção de modelos econômicos importantes para o país como a Zona Franca e o agronegócio.
“Haverá transparência e simplificação. Esse maranhado de cinco impostos que tinham milhares de legislações que tratavam sobre eles, agora vai ter uma única legislação”, disse para o telejornal Jornal do Amazonas 1ª edição em 20 de janeiro.
Reunião com prefeitos e autoridades
Eduardo Braga também reuniu com prefeitos de diversos municípios. No último encontro recebeu Lucenildo Macedo (Alvarães), Professor Vanilso (Japurá), Gibe Martins (São Paulo de Olivença) e Nicson Marreira (Tefé). “É uma oportunidade de ouvir de perto as demandas e desafios das nossas comunidades”, lembrou Braga.
Em janeiro, Eduardo Braga também fez visita de cortesia ao novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Jomar Fernandes, na companhia do desembargador Delcio Santos.
Já em dezembro, o senador visitou também o arcebispo de Manaus, o Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, para tratar das reformas nas igrejas São Sebastião, Matriz e Dos Remédios custeadas com emendas parlamentares dele e de outros membros da Bancada do Amazonas. Na ocasião, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Beatriz Calheiro de Abreu Evanovic, estava presente.
Com informações da assessoria