Deputado chamou ex-presidente do Peru de socialista e membro do Foro de SP. (Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comentou sobre a prisão do ex-presidente do Peru, Pedro Castillo. Pelo Instagram, Eduardo publicou uma troca de cumprimentos entre o ex-líder peruano e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Castillo se tornou presidente no dia 15 de junho de 2021 no Peru. Na ocasião, Lula deu parabéns ao peruano, em seu perfil no Twitter. Disse que resultado “é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina”.

Já o ex-presidente do Peru, em 30 de outubro, disse que a vitória do petista é “essencial para fortalecer a unidade da América Latina”.

Crise no Peru

Nesta quarta-feira (7), Castillo dissolveu o Congresso peruano e afirmou que iria convocar novas eleições e um toque de recolher das 22h às 4h.

Porém, pouco tempo depois, sua destituição foi aprovada pelo parlamento como resposta à iniciativa. A vice-presidente do país, Dina Boluarte, assumiu o cargo.

O ex-presidente do Peru também informou que foi convidado para cerimônia de posse de Lula, em 1º de dezembro de 2023. A nova chefe do Executivo peruano ainda não se pronunciou se virá para o evento.

*Com iG