Durante Sessão Plenária realizada nesta terça-feira (01/08), o vereador Diego Afonso (União Brasil), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, convocou os membros do grupo investigativo para uma reunião de alinhamento para cobrar o cumprimento do Termo de Ajuste de Gestão (TAG), assinado no dia 25 de maio deste ano, concedendo à população manauara uma redução de 25% na tarifa de esgoto pelos próximos quatro anos.
O parlamentar também solicitou a presença da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a intenção de que a Casa Legislativa também cumpra seu papel na função de fiscalizadora dos serviços públicos prestados na capital amazonense.
“Quero convocar todos os membros para que, na quarta-feira, às 15h, junto com a Mesa Diretora, possamos fazer uma reunião para alinhar o cumprimento desse TAG, que terá que ser cumprido neste mês de esgoto”, pontuou.
Segundo o vereador, ainda havia dúvidas sobre o prazo limite estabelecido para o cumprimento do desconto na conta dos consumidores. Diego Afonso afirmou que a dúvida foi sanada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), ao protocolar um documento na Casa.
“Na última reunião que nós tivemos para o cumprimento do TAG, que prevê justamente a fiscalização e o que essa Casa demandar. Ainda existia dúvida na publicação do Projeto de Resolução, meramente burocrático. A dúvida não existe mais, já foi publicado. A Ageman, pelo que entrou no seio desta Casa pelo protocolo, já disse que o vencimento dos 60 dias para o cumprimento do TAG é no dia 25 de agosto. Então, essa Casa precisa fiscalizar”, pontuou.
Diego Afonso ressaltou ainda que, na última sexta-feira (28/07), marcou uma reunião com a concessionária para que seja feito um comunicado à população, esclarecendo os prazos e os ganhos que os manauaras terão.
“A população já está cobrando e perguntando sobre o desconto de 25% na taxa de esgoto. E essa Casa precisa fiscalizar e informar, da mesma forma como a concessionária precisa comunicar a redução da taxa de esgoto, quando vai ser descontado de fato”, afirmou o vereador.
Termo de Ajuste
O TAG foi resultado do trabalho realizado pela CPI da Águas de Manaus, instalada no dia 20 de março deste ano, e presidida pelo vereador Diego Afonso. Como resultado, foi garantida a redução de 25% da taxa de esgoto para usuários já cadastrados. Além do termo de ajuste, também foi publicado um Projeto de Resolução que embasa toda a investigação.
O TAG prevê, ainda, que para novos usuários do serviço de água será cobrada uma taxa de 50% sobre o valor da ligação, podendo ser parcelado em até 80 parcelas. Além disso, os consumidores que não têm as quatro etapas do sistema terão a tarifa zerada.
Além da redução da tarifa, o documento prevê, também, a qualidade dos serviços de asfaltamento e reconstrução de calçadas e meios-fios; campanha educativa e informativa para esclarecer a diferença entre esgotamento e drenagem. Ainda será disponibilizada uma equipe para acompanhar demandas da CMM pelo período de um ano.
Quinze mil mudas serão plantadas em 50 espaços públicos da capital em 2025, conforme Programa de Arborização e Conservação Florestal (Manaus Verde), apresentado pela...