Com poucos registros reais e muito presente no imaginário dos amantes da natureza, o peixe conhecido como “diabo negro” foi avistado nadando perto da superfície na Espanha.
Habitante das profundezas do oceano, o “diabo negro” foi visto a apenas 2 quilômetros da costa e morreu pouco após ter sido filmado.
O misterioso peixe foi flagrado no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias. Um espécime de Melanocetus johnsonii mobilizou os especialistas ao ser filmado enquanto se movia na vertical, em direção à superfície, por fotógrafos e biólogos que trabalham na região de Tenerife.
O contato com o animal é raro até mesmo para os especialistas. Segundo a ONG Condrik Tenerife, dedicada à pesquisa, conservação e divulgação de tubarões e raias na região e responsável pelo flagra, este pode ter sido o primeiro registro no mundo de um diabo negro adulto “em plena luz do dia e na superfície”. De acordo com os biólogos, os registros existentes até o momento correspondiam a larvas, espécimes adultos mortos ou vivos registrados com submarinos.
Um dos principais pontos de curiosidade e debate é a razão pela qual o peixe estava em águas tão rasas. Conforme a ONG, a presença do peixe próximo à superfície tem motivos incertos. gravemente doente; tenha sido levado à superfície por uma corrente ascendente ou, ainda, estivesse fugindo de um predador. Segundo o jornal espanhol Tenerife Weekly, a hipótese mais provável indica que o peixe estaria ferido e em “mau estado”, tendo morrido poucas horas depois do avistamento.
Ainda segundo o Tenerife Weekly, o animal foi capturado pelos especialistas após a equipe confirmar sua morte. O espécime foi recolhido e posteriormente transferido para o Museu de Natureza e Arqueologia (MUNA), de Santa Cruz de Tenerife.
A aparição do “diabo negro” viralizou nas redes sociais. O vídeo tem mais de 92,5 milhões de visualizações somente no TikTok, e a maior parte dos usuários se mostra impressionada com o avistamento do animal. “Um peixe lendário que poucas pessoas terão o privilégio de observar vivo”, relata um dos fotógrafos envolvidos no projeto.
Animações, memes e até mesmo homenagens foram feitas ao animal após o compartilhamento do vídeo. “Estamos tão necessitados de fé e motivação neste mundo que nos identificamos com um peixe enfermo —que só por pura casualidade foi capturado em vídeo antes de sua morte – um símbolo de esperança e alienação”, diz um usuário do X. “O peixe abissal [que vive em águas profundas] subindo à superfície cheia de luz para morrer depois de viver na escuridão das profundezas é talvez a imagem mais poética que poderia ocorrer à natureza”, relata outro perfil na rede.
Ver essa foto no Instagram