Foto: Divulgação

Os estabelecimentos de venda ao público, restaurantes e centros comerciais estão se preparando para o Dia dos Namorados, a data sazonal mais amorosa do ano. Durante esse período, é tradicional a troca de presentes, e diversos setores como moda, produtos perfumados, lojas de flores, doces, calçados, acessórios e alimentação estão entre os mais procurados pelos casais apaixonados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o Dia dos Namorados terá um impacto significativo no comércio da cidade, movimentando mais de R$ 62 milhões de reais. A expectativa é de um crescimento de 2,9% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, com um ticket médio de aproximadamente R$ 130 reais.

Quem pretendem presentear

De acordo com a pesquisa, (87%) dos entrevistados pretendem presentear nesta data. Dentre esses, 52% pretendem presentear o esposo (a), 36% o namorado (a), 36% o ficante, 3% o noivo (a), e 3% mencionaram outras pessoas.

Pretensão de compras

Em relação às intenções de compra, os artigos de perfumaria despontam como os preferidos e ocupam o topo da lista, com 20% de intenção de compra. Em seguida, aparecem vestuário (16%), calçados (14%), almoço/jantar (12%), joias/relógios (7%), artigos esportivos, chocolate, flores/buquê e produtos de beleza ficaram todos com (4%), livros, eletroeletrônicos, smartphone e bolsas com (3%), lingerie (1%), e outros (1%). Há também 1% de indecisos que ainda não sabem o que comprar.

Pretensão de gastos

Quanto ao valor que pretendem gastar, 41% dos entrevistados informaram que têm a intenção de gastar de R$ 51 a R$ 100; 31% planejam gastar de R$ 101 a R$ 200; 16% pretendem gastar de R$ 201 a R$ 500; 6% não têm certeza; 5% planejam gastar R$ 50; e 1% têm a intenção de gastar de R$ 501 a R$ 999.

Fatores que influenciam a compra

Para os entrevistados, o preço é o principal fator que influencia na escolha do presente, sendo mencionado por 20% dos participantes. A variedade dos produtos vem em segundo lugar, com 18% de citações, seguida por promoções e descontos (15%), qualidade dos produtos (13%), atendimento (13%), localização (8%), facilidade de pagamento (6%), comodidade (5%), estacionamento (3%) e outros (0,5%).

Principais formas de pagamento

No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado é a opção mais escolhida pelos entrevistados, com 23% de preferência. Em seguida, aparecem dinheiro e cartão de débito, ambos com (22%), Pix (20%), pagamento à vista no cartão de crédito e parcelado no cartão da loja cada um com (5%) e crediário da loja (3%).

Locais de compras

Ao serem questionados sobre os locais onde vão comprar os presentes, os shopping centers foram o principal destino escolhido este ano pelos entrevistados, com 49% das preferências. O comércio do Centro fica em segundo lugar, com 25% das escolhas, seguido por internet/ E-commerce (9%), mídias sociais (9%), comércio de bairro (8%) e supermercados (1%).

Metodologia

A pesquisa da CDL Manaus foi realizada via Google Formulários, por meio de e-mail marketing e aplicativos de mensagens instantâneas, no período de 22 a 28 de maio. Contou com a participação de 1.736 pessoas da zona urbana de Manaus, incluindo homens e mulheres maiores de 18 anos.