Foto: Assessoria de Comunicação

Na tarde desta terça-feira (7/5), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou uma Sessão Especial em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio. A cerimônia teve como objetivo reconhecer o trabalho incansável das lideranças que atuam diretamente nas comunidades, servindo como elo entre a população e o poder público.

O deputado Carlinhos Bessa (PV) fez questão de prestar sua homenagem a todos os líderes comunitários do Amazonas, destacando o papel essencial dessas figuras na luta por direitos, melhorias e dignidade para as regiões mais vulneráveis.

“Deixo aqui meu profundo respeito e admiração por cada liderança que representa sua comunidade com coragem, persistência e amor. São vocês que carregam as vozes dos que mais precisam, que enfrentam dificuldades e não desistem de lutar por um bairro melhor, por uma cidade mais justa”, declarou o parlamentar.

Na Sessão Especial, foram entregues homenagens simbólicas a representantes indicados pelos deputados. No entanto, Carlinhos Bessa reforçou que, independentemente da limitação de indicações por parlamentar, todos os líderes merecem reconhecimento.

“Meu mandato sempre esteve e continuará ao lado das lideranças de base. É ouvindo vocês que conseguimos transformar demandas em ações concretas. Essa homenagem é de todos que fazem a diferença na vida das pessoas, mesmo sem holofotes ou cargos”, completou Bessa.

De acordo com o parlamentar, a homenagem reforça a importância de valorizar quem está na linha de frente da construção de um Amazonas mais humano, justo e participativo.

“A atuação desses líderes, muitas vezes silenciosa, é responsável por mobilizações que resultam em políticas públicas e ações sociais fundamentais para a população”, finalizou.

O Dia Nacional do Líder Comunitário, criado pela Lei Federal nº 11.287/2006, visa reconhecer o trabalho voluntário de homens e mulheres que, por vocação e compromisso social, assumem o papel de porta-vozes de suas comunidades, lutando por serviços essenciais como saúde, educação, infraestrutura e segurança.